O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, zootecnista Luciano Aguilar Rodrigues Leite, integra a nova diretoria da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), eleita no último sábado, ocupando a vice-presidência regional do Pantanal. Uma das novas lideranças do meio rural do Estado, Luciano Leite disse que o novo desafio representa o fortalecimento da pecuária pantaneira, que hoje conta com total apoio da Famasul.
“A nossa federação tem sido um grande parceiro do Pantanal, principalmente em relação a uma política diferenciada para a região, e este novo cargo dentro da nova diretoria vem a somar e fortalecer ainda mais nossa luta por mais investimentos em infraestrutura, como estradas, comunicação e energia”, ressaltou o dirigente corumbaense. “Vamos trabalhar fortemente na questão do código florestal e também do ITR”, completou.
Luciano Leite, 40 anos, representou recentemente a região pantaneira na última edição do Líder MS (Liderança Empreendedora do Agronegócio), iniciativa do Sistema Famasul, completando a formação do curso com seus colegas de diretoria Bruno Viégas de Barros e Carlos Leite Junior. Os três integraram o grupo de 44 lideranças rurais do Estado que visitou as regiões produtoras de Wisconsin, Illinois e Minnesota, nos EUA, em maio.
Nova diretoria
O médico veterinário e produtor rural do município de Itaporã, Maurício Koji Saito, foi eleito no último sábado na presidência da Famasul. Ele teve votação histórica, com participação do maior quórum de delegados representantes dos sindicatos rurais do Estado já registrado em eleições da instituição. Dos 67 sindicatos rurais aptos a votar, Saito foi praticamente aclamado, obtendo 65 votos.
De acordo com o presidente eleito, a votação mais expressiva já obtida em pleitos da federação não só legitima como também aumenta a responsabilidade de sua gestão. A meta é dar continuidade ao trabalho realizado pela atual diretoria, que levou a entidade a ser reconhecida nacionalmente como uma das entidades do setor agropecuário mais atuantes e eficientes do País.
“Meu maior desafio e dar continuidade ao que já foi realizado e, naturalmente, pensar em novos projetos que respondam aos anseios do produtor rural de nosso Estado”, afirmou.
Maurício Saito exerce atividade rural em Mato Grosso do Sul desde 1996 e, mais recentemente, também na região Norte. É graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem pós-graduação em Administração de Empresas Agrárias e Gestão Empresarial e MBA em Gestão Empresarial.
A nova diretoria, que assume oficialmente em agosto, é formada também pelo vice-presidente, Nilton Picker, pela diretora secretária, Terezinha de Souza Candido Silva, e pelo diretor financeiro, Luis Alberto Moraes Novaes.
Por: Da Redação