Corumbá

Operação Abril Laranja resgata 7 animais em situação de risco; ações prosseguem

 

Realizada em parceria entre a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Gerência de Bem Estar Animal, e Polícia Civil, a operação “Abril Laranja” resgatou 7 animais em situação de maus-tratos. Na ação também houve a autuação em flagrante de um tutor e verificação de 20 denúncias.

Todos os animais resgatados passaram por avaliação veterinária, informou a gerente de Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Saúde, médica veterinária Walkíria Arruda da Silva. As ações de combate à crueldade contra animais aconteceram ao longo de todo o mês de abril.

“A Gerência de Bem Estar Animal é uma pasta nova na Prefeitura de Corumbá e está construindo suas diretrizes voltadas a parcerias visando combate aos maus-tratos, saúde pública e saúde única”, explicou Walkíria Arruda.

Dentro da operação “Abril Laranja” também teve início Início a construção do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Corumbá/Gerência de Bem Estar Animal e Polícia Civil; houve disponibilização de apoio médico veterinário em feiras de doação responsável e realização de blitz educativa para conscientização contra maus-tratos na feira livre de domingo.

A blitz educativa contou com participação da Gerência de Bem Estar Animal, Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, OAB, ONG’s, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Feirantes, Munícipes e Fino Trato.

As ações da operação “Abril Laranja” foram desenvolvidas em parceria com Polícia Civil, Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, ONG’s. Mesmo com o encerramento da campanha, as ações voltadas ao combate aos maus-tratos aos animais continuarão. O nome da operação se refere ao mês de prevenção contra a crueldade animal.

Para denúncias de maus-tratos aos animais, a população pode ligar para o telefone 3234-7111. A iniciativa reforça o compromisso das autoridades em garantir os direitos e a segurança dos animais, mostrando que a sociedade não tolera a crueldade contra eles e um lembrete de que a proteção e bem-estar dos animais são responsabilidades de todos.

*Comunicação PMC