Corumbá

Novos Guardas Civis Municipais são empossados e reforçam efetivo de Corumbá

 

A Prefeitura de Corumbá empossou, na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, sete novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). A solenidade foi realizada no Auditório da Prefeitura e marcou o ingresso dos servidores no Quadro Efetivo do Executivo Municipal, reforçando o efetivo responsável pelas ações de segurança pública, proteção do patrimônio público e apoio às diversas atividades desenvolvidas no município.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Fernando Jorge Castro de Lucena, ressaltou a evolução das atribuições da Guarda Civil Municipal desde sua criação e o papel estratégico desempenhado pela instituição na segurança pública do município.

“A Guarda Civil Municipal de hoje não é mais a mesma criada pela Constituição de 1988, que tinha como principal missão a proteção do patrimônio público. Atualmente, a corporação ampliou significativamente sua atuação, desenvolvendo ações no trânsito, na Patrulha Maria da Penha e em diversas frentes voltadas à segurança da população. A sociedade espera muito dos guardas municipais, e tenho certeza de que os novos servidores chegam para somar ao trabalho que já vem sendo realizado. Sejam bem-vindos e contem com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social”, afirmou.

Além da posse, os sete novos servidores receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de 2024, com carga horária total de 483 horas. Os diplomas foram entregues pelo superintendente da Guarda Civil Municipal de Corumbá, Daniel Cassios Oliveira. A formação preparou os novos guardas para o exercício das atividades inerentes à função, contribuindo para o fortalecimento das ações de segurança pública, proteção dos bens, serviços e instalações municipais, além do atendimento às demandas da população em diferentes áreas de atuação da Guarda Civil Municipal.

Os novos guardas civis municipais também receberam orientações sobre o serviço público de servidores da Superintedência de Recursos Humanos e da Superintendência de Previdência Social (FUNPREV). A vice-prefeita, Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira, também participou da cerimônia de posse. 

*Informações e foto Comunicação PMC