Corumbá

No penúltimo dia de Festival, Quebra torto com Letras vai abordar novas descobertas no Pantanal

 

Livro “Bagagem Contada”

No penúltimo dia do Festival (04/05), o Quebra torto com Letras, bate-papo literário que acontece durante o FAS, trará vários assuntos que vão de novas descobertas científicas no âmbito do Pantanal a experiências vividas por pessoas que resolveram transcrever em livros suas aventuras. O encontro literário acontece no Moinho Cultural Sul-Americano, às 8h com os convidados Angelo Rabelo, Viviane Moreira, Alessandra Bertassoni, Camila Aoki, Laís Camargo e Argus Caruso.

A jornalista Laís Camargo irá expor durante o encontro literário como foi sua experiência em escrever o livro “Bagagem Contada”. O livro traz crônicas, fotos, depoimentos e entrevistas sobre o universo do mochilão em uma viagem independente feita à Bolivia e o Peru pela autora. A jornalista vai contar sua experiência de se aventurar com uma mochila nas costas e conhecer de perto a realidade dos povos andinos com um desejo de embelezar o mundo pelas letras.

Já os organizadores do livro “Descobrindo o Paraíso – Aspectos Biológicos da Reserva Particular do Patrimônio Natural Engenheiro Eliezer Batista – RPPN EEB/Pantanal Sul” estarão no Quebra torto com Letras para difundir as pesquisas realizadas pelo projeto que resultou no livro. O projeto realizado por meio da parceria estabelecida desde 2008 entre o Instituto Homem Pantaneiro e a empresa MMX para gestão da RPPN Engenheiro Eliezer Batista localizada na Serra do Amolar, uma das regiões de maior beleza cênica e biodiversidade dentro do bioma Pantanal.

Dessa forma, o livro traz na íntegra os resultados obtidos durante os inventários de espécies realizados no período de seca e cheia abrangendo diversos grupos para a implantação de uma coleção biológica com fins didáticos. Uma de suas maiores contribuições é a dedicação ao estudo dos invertebrados, um dos grupos mais carentes de informação no Pantanal. Mais de 1.100 espécies foram catalogadas, aproximadamente 20 novos registros de espécies foram realizados para Mato Grosso do Sul, e ainda que em fase de identificação, há perspectivas de descoberta de 11 novas espécies para a ciência.

Também como convidado para o encontro literário estará presente o arquiteto Argus Caruso Saturnino. Formado em arquitetura pela UFMG em 2000, trabalhou em escritórios no Brasil, Espanha e Bélgica. Entre 2001 e 2005 fez uma volta ao mundo de bicicleta com o projeto “Pedalando e Educando” onde fotografou e escreveu sobre a história e geografia dos 28 países que percorreu. Visitou mais de 200 escolas, fez exposições fotográficas no Peru, França e diversas cidades brasileiras. Em 2010 desenvolveu uma bicicleta a vela e viajou pelo Norte do Brasil visitando escolas e promovendo regatas onde ensinava os estudantes a criarem suas próprias bicicletas à vela. Saturnino irá contar sua experiência de vida abordando sua obra “CAMINHOS – Volta ao Mundo de Bicicleta”.

 

Por: Da Redação