Corumbá

Neste final de semana, Corumbá começa a imunizar crianças de 11 a 5 anos contra a Covid-19

 

A Vacinação das crianças entre 5 a 11 anos contra a Covid-19 começará neste sábado, por ordem decrescente de idade. Iniciando com crianças de 11 e 10 anos, e também de crianças de 9 a 5 anos do grupo de risco, que possuem comorbidades, como hipertensão, diabetes, asma e imunossuprimidos.

“A vacina das crianças vai proporcionar uma volta as aulas com mais segurança para todos. Vamos abrir vários pontos de vacinação para facilitar o acesso, as doses estarão disponíveis na escola João Leite, nas unidades da Nova Corumbá e do Dom Bosco”, conta o Prefeito Marcelo Iunes.

“Como vamos receber 630 doses, a vacinação deste grupo será por ordem decrescente de idade. Mas até o final do mês vamos receber todas as doses necessárias. A vacinação será feita com todo cuidado e acolhimento que as crianças precisam. Seguindo a nota técnica a vacinação dos adultos será em outro local, no Centro de Saúde da Ladeira”, disse o Secretário de Saúde Rogério Leite.

Para receber o imunizante não é necessário apresentar solicitação médica, basta levar o documento de identificação da criança, dos pais ou responsáveis, e caso tenha o cartão do SUS, as crianças com comorbidades deverão comprovar com laudo médico. A Secretaria de Saúde reforça que é importante que os pais realizarem o cadastro no site da Prefeitura, para a uma melhor organização logística e para que seja gerado o cartão digital. O cadastro é feito pelo link http://sisms.corumba.ms.gov.br/coronavirus/

Neste sábado, dia 15, a vacinação das CRIANÇAS será das 8h às 17h e no domingo, dia 16, das 8h às 12h.
Confira os pontos:

-Escola João Leite de Barros
R. Cabral, 761 – Centro, Corumbá – MS,

-UBSF Kadwéus
R. Ciríaco de Tolêdo – Nova Corumbá

-UBSF Padre Ernesto Sassida
R. Dom Aquino, 2544 – Dom Bosco

A vacinação dos ADULTOS será no Centro de Saúde da Ladeira, no Sábado das 7h30 às 18hs e no Domingo das 7h30 às 12hs.

A vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos tem uma formulação diferente e uma dose menor que a dos adultos e adolescentes, com apenas 10 microgramas (0,2 ml) do imunizante. Seu uso foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro. A tampa do frasco da vacina é da cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

A vacina já está em uso em crianças de 5 a 11 anos em mais 30 países, e mais de 10 milhões de doses foram aplicadas somente nos Estados Unidos e Canadá.

As sociedades brasileiras de Imunizações (SBIm), Pediatria (SBP), Infectologia (SBI) e Associação Médica Brasileira são favoráveis à vacinação em crianças.

*Comunicação PMC