Realizada entre os dias 01º e 05 de novembro, a 22ª edição do Programa Social Povo das Águas levou atendimento médico, odontológico, social e educacional para as famílias que vivem na parte alta do Pantanal corumbaense. Na Barra do São Lourenço, já quase na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e a primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, surpreenderam os ribeirinhos com uma visita.
Na extensão da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, eles conversaram com os munícipes e acompanharam o trabalho dos profissionais do município. “Como essa é a última ação da administração do prefeito Ruiter nessa região, gostaria de agradecer imensamente a todos vocês que receberam nossa equipe sempre com muito carinho e alegria”, disse Beatriz. A secretária também destacou a atuação da equipe que trabalha no programa, implementado pela Prefeitura em 2010.
“Eles são o principal elo entre vocês e nós que estamos lá na cidade”, afirmou a secretária, lembrando que a continuidade do Programa Social Povo das Águas hoje está garantida pela Lei Municipal 2.263, proposta pelo Executivo e sancionada pelo Legislativo em agosto deste ano. “Podem ficar seguros que todos esses serviços que vocês se acostumaram a receber aqui, sem ter a necessidade de enfrentar essa longa jornada até a cidade, vão continuar”, reiterou.
Para o prefeito, o Povo das Águas é um dos programas mais emblemáticos de sua gestão. “Uma das preocupações que nós tínhamos era justamente essa que vocês retrataram aqui. Quem mora na parte urbana da cidade, conhece pouco o Pantanal. Não sabe o tamanho disso e a dificuldade das famílias que vivem na região ribeirinha”, lembrou o chefe do Executivo municipal.
“Quando assumimos a Prefeitura, uma de nossas preocupações era conhecer a realidade de vocês, ver de perto a situação dessas famílias e definir o que poderíamos fazer para, pelo menos, diminuir um pouco das dificuldades que vocês enfrentam. Dão surgiu o Povo das Águas, que não é mais uma experiência do prefeito. Hoje essa ação é uma política pública, ou seja, é uma obrigação da Prefeitura de Corumbá, independente de quem assuma”, descreveu Ruiter.
Exaltando todos os profissionais que se envolveram na ação, o prefeito também agradeceu pelas lições que aprendeu com os habitantes tradicionais do Pantanal. “Estamos encerrando nosso governo com esse programa que, para nós, é especial. E essa equipe que todo mundo elogiou aqui é, de fato, muito especial. Na verdade, é uma família. E tudo isso é uma experiência que eu e a Bia vamos levar pra sempre com a gente. O que a gente pôde fazer por vocês, vocês retribuíram muito mais que o dobro pra gente”, finalizou.
Por: Da Redação