Desde o dia 13 de outubro, artistas, pesquisadores e ativistas estão em uma jornada de música, conhecimento e ação em prol do Pantanal. Eles participam do Pantanal Poética, um evento itinerante pelas águas do Rio Paraguai, Brasil, com o objetivo de gerar um processo inspirador de interlocução entre arte, pesquisa e ação socioambiental.
Ao todo são 36 participantes do Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Holanda. Todos que embarcaram, apesar de trabalharem em diferentes atividades, têm em comum o amor e engajamento pelo Pantanal.
O evento teve início no dia 13 com o embarque dos participantes em Corumbá. Do Porto Geral, os “navegantes” seguem até a região da Serra do Amolar e de lá vão aportando em locais onde já são desenvolvidos projetos sócioambientais, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Elieser Batista e a Fazenda Jatobazinho, onde é desenvolvido o projeto Acaia Pantanal do Instituto Acaia. Em meio a paisagens diversas e atividades criativas, o encontro deverá proporcionar aos participantes um ambiente co-gerador que se traduzirá em novos produtos, enfoques e ações.
Os resultados do Pantanal Poética serão apresentados na forma de canções, vídeos e expressões culturais desenvolvidas durante o evento, inspiradas no Pantanal, na importância e nos desafios para sua integridade. O público em geral verá esses resultados através de divulgações em canais de mídia e redes de alcance local, nacional e internacional.
Alguns resultados do Pantanal Poética serão apresentados para a população de Corumbá nesta sexta-feira (16) em um show durante o Bulixo Cultural, que acontece na Praça de Eventos do Sesc Porto e começa às 18:30 horas. Os integrantes do Pantanal Poética irão se apresentar às 20 horas.
Além dos músicos do Poética Pantanal, também estão previstas para o Bulixo Cultural, apresentações da Orquestra Viola Caipira do Sesc, Renato Andrade, Xandão, Oficina de Dança, exibições de Dança e Chorinho do Moinho Cultural, entre outros.
O Pantanal Poética é promovido pela ONG Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Green Beat e o Programa Aliança Ecossistema (Both ENDS, IUCN NL e WI). Conta com o apoio do Instituto Homem Pantaneiro, Instituto Moinho Cultural, Instituto Acaia Pantanal, Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS), Sesc Corumbá, Bulixo Cultural, Fundação de Cultura de Corumbá e Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.
Conheça os participantes e a programação do Pantanal Poética no link:
http://www.mupan.org.br/pantanal-poetica/
Contatos:
- Aurea Garcia – Coord. Pantanal Poética, Diretora-Presidente Mupan – (67) 9952-4226
- Fernanda Prado – Jornalista – (67) 9926-0990
- Marcelle de Saboya Ravanelli – Analista Cultural SESC Corumbá – (67) 3232-3130