CorumbáEstado

MS recebe 2° Gabinete de Gestão Integrada/Fronteira do país

 

Mato Grosso do Sul receberá mais um gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI) – será implantado no município de Ponta Porã. A solenidade de implantação do gabinete será realizada no próximo dia 30, às 9 horas na Câmara Municipal daquela cidade.

No país já existem dois gabinetes, sendo um em Corumbá e outro no Paraná, que foram implantados este ano. O objetivo é inibir o crime organizado e o tráfico no Brasil. O gabinete formado pela União, Estado, Prefeitura e países fronteiriços trabalha com ações conjuntas e planejamentos que têm como foco a diminuição da criminalidade nestas regiões.

GGI

O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI) está instalado para que todos os 11 estados que têm fronteira com outros países tenham grupos de trabalho conjunto para ações de repressão ao crime organizado. O Gabinete em Corumbá é o segundo GGI-F do País, fórum que objetiva enfrentar de forma articulada o crime organizado nos onze estados que fazem divisa internacional. O GGI-F do Mato Grosso do Sul – chamado de Aliança – integra as forças de segurança pública das esferas federal, estadual e dos municípios fronteiriços com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações de combate aos crimes transnacionais.

A iniciativa é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O gabinete gestor visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme termo de convênio celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e os Estados Federados, através de suas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social.

 

Por: Da Redação