Ícone do site Pérola News

MS 34 anos: Ponte de 240 metros sobre o Rio Miranda está 85% concluída

Ponte de concreto que está sendo construída na Estrada Parque Pantanal, sobre o Rio Miranda, na localidade do Passo do Lontra
O grupo percorreu alguns metros do rio para verificar a parte inferior da ponte
“A tecnologia hoje nos permite fazer obras de arte como essa”, comentou o governador

O governador André Puccinelli fez hoje (22) uma vistoria às obras da ponte de concreto que está sendo construída na Estrada Parque Pantanal, sobre o Rio Miranda, na localidade do Passo do Lontra, entre os municípios de Miranda e Corumbá. Depois de verificar o andamento dos serviços, o governador constatou que as obras estão 85% concluídas e confirmou a previsão de terminar em janeiro. “Entramos na fase final. Falta fechar o vão central, e fazer chegar as duas cabeceiras às vigas de sustentação. Terminamos em janeiro e até o comecinho de fevereiro vamos inaugurar a ponte”, anunciou.

Acompanhado do secretário de Obras Públicas e de Transportes, Wilson Cabral, e de engenheiros da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e da empreiteira que realiza os serviços, André Puccinelli vistoriou a parte da estrutura que fica sobre o rio e a movimentação para construção das cabeceiras – esse último é o trecho que demanda maior trabalho nessa fase final da obra. De barco, o grupo percorreu alguns metros do rio para verificar a parte inferior da ponte e observar à distância a dimensão que ela já toma na paisagem pantaneira.

Mesmo inacabada, a estrutura de 240 metros de comprimento e 10,80 metros de largura é uma referência gigantesca em comparação à antiga ponte de madeira, de apenas três metros acima do nível do rio e constantemente sujeita à inundação em período de cheia. A segurança contra inundações é garantida pela altura, 7,40 metros sobre o leito tendo como base a maior cheia histórica do Rio Miranda.

A substituição da ponte velha por essa moderna travessia, está demandando investimento de cerca de R$ 16 milhões, sendo metade desse valor de recursos próprios e o restante uma parceria com o Ministério do Turismo. “É uma obra que ficará definitivamente para as gerações futuras, e que vai viabilizar o turismo de forma que não possa ser interrompido”, destacou o governador, que considera esse um dos principais benefícios da construção. “Do Buraco das Piranhas, passando aqui pelo Passo do Lontra, pela Curva do Leque e chegando ao Porto da Manga, poderemos propiciar aos visitantes contemplar as belezas naturais do nosso Mato Grosso do Sul”. A partir do Buraco das Piranhas, na BR-262, entre Miranda e o Porto Morrinho, a ponte está localizada a cerca de 10 quilômetros na rodovia MS-184 – a Estrada Parque – e será garantia de acesso Pantanal adentro mesmo com a subida das águas.

Além da segurança da altura muito superior à da velha ponte de madeira, a ponte nova também muda as condições de navegação nesse trecho do Rio Miranda, porque permitirá a passagem de embarcações cujo tráfego hoje é inviável. A dimensão lateral da estrutura também chama a atenção, com um vão de 100 metros de largura de margem a margem. O grande “vazio” é resultado do moderno projeto de construção que dispensa pilares centrais para suportar a estrutura. Chamado de “balanço sucessivo sobre apoios deslizantes”, esse é um método de execução especialmente usado para pontes e viadutos com grandes vãos. “A tecnologia hoje nos permite fazer obras de arte como essa”, comentou o governador.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile