Corumbá

MPE denuncia 9 pessoas e inicia operação Cornucópia 2

 

A 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá ofereceu denúncia contra associação criminosa investigada através da Operação Cornucópia com provas de autoria e materialidade dos crimes de associação criminosa (antigo quadrilha ou bando), corrupção passiva exaurida, inserção de dados falsos em sistemas de informações, peculato desvio, falsidade ideológica e fraude processual qualificada.

Operação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul deflagrada em novembro de 2013 obteve informações por meio de cumprimento de mandado de prisão, de busca e apreensão e condução coercitiva de envolvidos de esquema na folha de pagamento de servidores comissionados da Prefeitura de Corumbá.

Após a análise conjunta dos órgãos e do trabalho de apuração da Polícia Federal de Corumbá, com apoio da atual administração municipal da cidade no fornecimento de dados relativos aos servidores investigados, foi descoberto o funcionamento de engenhoso esquema de desvio de verba pública, corrupção e fraudes na Prefeitura de Corumbá que levaram a denúncia de nove pessoas que manipulavam e se beneficiavam do esquema.

Os nomes dos envolvidos não estão sendo divulgados em razão da existência de acordos de colaboração premiada homologados judicialmente e que gera sigilo quanto aos nomes dos delatores/colaboradores, havendo proteção legal do acordo firmado.

Inicia-se agora a Operação Cornucópia 2 pelo Ministério Público Estadual para apuração do crime de lavagem de dinheiro e análise de sonegação fiscal relativa ao imposto de renda pelo Ministério Público Federal, com o imprescindível apoio e participação da Polícia Federal nas apurações que seguirão. (Com informações Ministério Público/MS)

 

Por: Da Redação