Ícone do site Pérola News

Moinho in Concert apresenta espetáculo O Segredo da Brincadeira

Em dois dias, a dedicação de um ano. Música, dança, coral, coreografias, tudo precisa funcionar no mesmo ritmo, numa só harmonia. É quando todos os núcleos se reúnem no palco para mostrar o que aprenderam nas lições de casa. O Instituto Moinho Cultural faz os últimos ajustes para a apresentação da sexta edição do Moinho in Concert 2013, que este ano tem como tema “O Segredo da Brincadeira”. O espetáculo, com patrocínio da Vale e realização em parceria com a TV Morena e o Ministério da Cultura, será sábado às 20h na Praça Generoso Ponce, reunindo as 360 crianças e adolescentes beneficiárias do Moinho em 14 coreografias. A TV Morena grava o evento que leva ao ar em dezembro.

Espetáculo traduz dedicação de um ano e reflete objetivos socioculturais do Moinho (Foto: Divulgação IHP/Moinho)

Serão praticamente dois espetáculos este ano, porque o Ensaio Geral desta sexta-feira, dia 29, será aberto ao público, integrando a programação da EcoPantanal, evento organizado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Prefeitura, UFMS e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “É uma nova e saudável experiência, porque desde cedo as crianças se habituam a se apresentar para grandes públicos, além de ampliar os objetivos do Moinho como formador de plateias”, destacou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon.

O palco recebe a Orquestra Moinho, o Coral Infantil, a Companhia Juvenil de Dança e o Corpo de Dança dos níveis básicos ao intermediário. O Moinho in Concert traduz em uma hora e meia de espetáculo o cumprimento de uma missão, que é viabilizar a formação de profissionais para a dança e a música, e promover a formação de plateias, ações estratégicas para o crescimento cultural e o desenvolvimento humano da sociedade. O Moinho, que tem a Vale como principal parceira, atende crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas fronteiriças desde 2004.

O tema “O Segredo da Brincadeira” traz como principal conceito a convivência entre crianças e adolescentes. “A brincadeira estimula a convivência, o olho no olho, e é nesse ponto que a criança se reconhece, compartilha alguma coisa com o outro”, ressaltou Márcia Rolon.

Uma pesquisa apontou que de todas as brincadeiras de rua, a pipa é mais popular da América do Sul. E justamente por representar essa capacidade de integração infanto-juvenil no continente, as pipas aparecem como destaque este ano na logomarca e são projetadas no palco montado para o Moinho in Concert 2013, além de inspirar a coreografia “Flutuar sobre o vazio”.

Balanços, bambolês, cama de gato, amarelinha, pula corda,feijão queimado, dança das cadeiras, cabo de guerra, marcha soldado são outras brincadeiras retratadas nas 14 coreografias criadas este ano pela equipe de produção e coreógrafos do Moinho in Concert, envolvendo mais de 500 pessoas no palco e nos bastidores, sem contar a emoção refletida nos olhos dos pais na plateia.

PROGRAMAÇÃO

1 – Prólogo: painel de brincadeiras (orquestra e coral); 2 – Voar é fascinante (balanços); 3 – lutuar sobre o vazio (pipas); 4 – Bambo-do-bambu-do-bambolê (bambolê); 5 – A trança do cordão (cama de gato); 6 – Eu nunca sem você (cecererececê); 7 – Você salta, eu também (cama elástica); 8 – Pulo ao céu (amarelinha); Corda divertida (pula corda); Feijão queimado, quem queimou? (feijão queimado): 11 – Senta ou sai (dança das cadeiras); 12 -De ontem e hoje soldados de guerra (marcha soldado e cabo de guerra); 13 – O segredo da brincadeira (cantigas de roda); 14 – Apoteose.

Serviço

Moinho in Concert, dias 29, sexta-feira (Ensaio Geral) e 30, sábado (Espetáculo), às 20h, na Praça Generoso Ponce, Corumbá. (Assessoria de Imprensa IHP/Moinho)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile