Ícone do site Pérola News

Moinho in Concert 2012 apresenta tema “O lado de dentro” dia 8

Em 2011 o Moinho in Concert ganhou visibilidade em rede nacional (Foto Arquivo/Lucas Moura)
O estilista Francisco Pinheiro e a presidente da Cooperativa Vila Moinho, Cida Carvalho, preparam os figurinos (Foto: Comunicação Moinho)

O espetáculo Moinho in Concert 2012, que tem a parceria da Vale, prepara os últimos acertos da sua quinta edição em Corumbá. A menos de um mês para o evento marcado para 8 de dezembro, a equipe do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano se movimenta para a concretização de mais uma superprodução que este ano tem como tema “O lado de dentro”, abordando as necessidades internas e externas individuais que levam à criação artística. “O lado de dentro exprime o que há de mais profundo e sincero no sentimento e na memória do ser humano”, sintetiza Márcia Rolon, diretora artística e fundadora do Instituto Moinho Cultural.

O evento que será montado na praça Generoso Ponce, tendo como cenário de fundo o rio Paraguai e o Pantanal de Corumbá, começou a ser elaborado com seis meses de antecedência e conta com uma rede de mais de 100 voluntários cadastrados e 40 funcionários regulares.

O estilista Francisco Pinheiro e as mães da Cooperativa Vila Moinho começaram esta semana a confeccionar os figurinos do espetáculo. “Tudo está sendo feito para finalizarmos antes do prazo daqui a vinte dias”, afirmou o estilista Francisco, ao lado da presidente da cooperativa, Cida Carvalho. No Núcleo de Costura, peças de algodão estão sendo cortadas para a confecção de batas e calças do coral e da orquestra.

Os 360 alunos da instituição participam do espetáculo. A apresentação tem duração de aproximadamente uma hora. As apresentações temáticas reúnem orquestra, coral, bailarinos e atores em clima de muita emoção, com envolvimento dos familiares dos alunos, da população corumbaense e ladarense, e de visitantes das cidades vizinhas da Bolívia.

O espetáculo finaliza um ano de muito trabalho e traz a público o desenvolvimento criativo dos alunos do Instituto Moinho Cultural, que ensina artes para brasileiros e bolivianos. O evento, pela sua qualidade técnica, também contribui para fortalecer Corumbá como pólo da cultura regional e na formação de plateias.

Consolidação

Em sua quinta edição, o espetáculo Moinho in Concert 2012 consolida uma iniciativa que, de forma progressiva, tornou-se uma das realizações de maior visibilidade do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Além de reunir todas as áreas de expressão, conta com a participação de artistas brasileiros e convidados do exterior, o evento mobiliza técnicos locais e de outras regiões do País, o grande público de uma arte de qualidade, em que os principais protagonistas são crianças e adolescentes, nos papéis de bailarinos, instrumentistas orquestrais, solistas e coralistas, moradores de Corumbá (MS), Ladário (MS), Puerto Suárez (Bolívia) e de Puerto Quijarro (Bolívia).

Uma das principais características do Moinho in Concert é a escolha de temáticas sensíveis e voltadas para a cultura da paz e para a preservação do meio ambiente. Para o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, a realização do Moinho in Concert significa o cumprimento da missão da entidade: viabilizar a formação de profissionais destinados às cadeias produtivas da dança e da música e promover a formação de plateias. Ações que são estratégicas para o crescimento cultural e para o desenvolvimento humano de uma sociedade.

Edições

O Moinho in Concert ganhou mais visibilidade em 2011 quando foi destaque do último Globo Repórter do ano. A primeira edição foi em 2008 , com o espetáculo “O Quebra-Cabeças”, elaborado a partir do desenvolvido artístico das crianças do ferramentas. A terceira edição do Moinho in Concert em 2010 teve como tema central“Na cabeceira dos rios” e uniu a arte com as questões ambientais. A Moinho Cultural. Em 2009, o espetáculo contou “A História da Rainha Nuvem”, que abordou o relacionamento das pessoas com o advento da internet e suas apresentação foi realizada às margens do Rio Paraguai e uma multidão um paralelo entre as fases da lua e as fases da vida humana. Em todas as edições do Moinho in Concert as apresentações foram gravadas, editadas em forma de documentário e veiculadas em um programa de Natal, recebendo um horário especial na TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul e uma das apoiadoras do projeto. (Assessoria de Comunicação)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile