Ícone do site Pérola News

Moinho Cultural é incluído pela Unesco no projeto Criança Esperança

Selecionado pela Unesco entre os inscritos, o Instituto Moinho Cultural passa a fazer parte este ano do Criança Esperança, que apóia 114 projetos em todo o País. O programa Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco e compreende uma mobilização social que busca transformar o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todos os anos, uma grande campanha mobiliza os brasileiros a fazer doações para apoiar projetos sociais nas cinco regiões do Brasil.

Criado em 2004, o Moinho Cultural Sul-Americano, que tem a Vale como parceira, é uma ação social que envolve, por meio da arte, 360 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e as cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. Sua missão é diminuir o risco social, através do acesso a bens culturais na região de fronteira. Atua em regiões onde as crianças estão expostas aos mais diferentes riscos sociais, como o tráfico de drogas, a exploração sexual infantil, o desemprego, a falta de oportunidade e de expectativa de melhoria de qualidade de vida.

O Moinho inclui em suas ações formação profissionalizantes de dança e música, dinamização de conteúdos escolares, ensino de idiomas, tecnologia digital, educação ambiental, educação patrimonial, ilhas culturais, atendimento médico, odontológico, psicossocial e fonoaudiológico. O instituto se afirma como núcleo de vivência artística, de preparação técnica em atividades artísticas e de intérpretes-criadores. A Orquestra Vale Música e a Companhia de Dança Juvenil do Moinho Cultural são formadas por beneficiários do projeto.

Companhia de Dança Juvenil do Moinho Cultural Sul-Americano: espaço aberto para a inclusão social

PROGRAMA

O programa Criança Esperança foi criado em 1986 pela Rede Globo, para aumentar a conscientização sobre os direitos das crianças e motivá-los a ter a esperança de um futuro melhor. Desde sua criação, cinco mil projetos já beneficiaram mais de quatro milhões de crianças e jovens de todo o Brasil.

Uma vez por ano, um show ao vivo é produzido e transmitido em horário nobre, onde artistas e celebridades promovem o programa. O show é estruturado com base em temas centrais como educação, direitos humanos e diversidade cultural. Esta campanha para arrecadar fundos dura um mês e é promovida por meio de milhares de spots de TV, que convidam o público a fazer suas doações diretamente para a Unesco.

A participação da Unesco no programa Criança Esperança contribuiu para expandir o apoio a projetos para todos os 27 estados brasileiros, aumentando sua escala e seu campo de atuação e de influência. Por meio de um processo inovador, o setor de Ciências Humanas e Sociais da Representação da Unesco no Brasil seleciona projetos submetidos por organizações não governamentais para receber benefícios financeiros, bem como assessoria programática da Unesco, dando início a um processo de transferência de conhecimento.

Desde o início da parceria firmada com a UNESCO, 450 projetos já foram selecionados. Em 2011, o Programa Criança Esperança passou a apoiar 75 projetos locais, beneficiando 20 mil crianças e adolescentes.

Existem quatro Espaços Criança Esperança localizados em: Jaboatão dos Guararapes, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. (Assessoria de Comunicação Moinho Cultural)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile