Corumbá

Material didático promove mais qualidade na educação infantil

 

Solenidade no Centro de Educação Infantil Professora Hélia da Costa Reis marcou a entrega oficial do material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo para a educação infantil da Rede Municipal de Ensino (REME). A cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira, 11 de maio.

As apostilas vão fazer parte do cotidiano escolar dos 3.666 alunos, na faixa etária de 1 a 5 anos. Com o material, os quase 4 mil alunos da educação infantil da REME de Corumbá vão trabalhar o mesmo conteúdo com a mesma estratégia metodológica sendo aplicada. Todos os estudantes de 1 a 5 anos vão utilizar o material, cada um com trabalho específico para a idade.

“Nossos alunos já estão usando o material e os professores tiveram duas formações continuadas. Hoje, efetivamos esse trabalho de dar identidade à nossa educação infantil. Essa nova metodologia dá identidade à Rede Municipal e fortalece o vínculo afetivo da criança com o conhecimento. É essa a proposta que estamos trazendo. É uma metodologia que trabalha o lúdico, o conhecimento, desenvolve as habilidades e linguagens da criança. É um salto de qualidade para a Rede Municipal de Ensino de Corumbá”, destacou a secretária Municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos.

Diretora do Centro de Educação Infantil, Janil Gonzaga Souza, disse que o material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil “acrescenta ao trabalho pedagógico dos professores e quem ganha com mais qualidade são as crianças. Qualifica ainda mais a educação do nosso município”, observou a gestora ao ressaltar que os livros estão em uso há aproximadamente 20 dias e teve boa aceitação pelos alunos.

Avó de uma aluna do Centro de Educação Infantil Professora Hélia da Costa, Jaqueline Alves, afirmou que os novos livros “ajudam bastante no conhecimento e engrandecimento do ensino das crianças”. Ela destacou que a neta já recebe bons cuidados e educação. “Aqui minha neta é muito bem cuidada, recebe muito boa educação. Não há o que reclamar da creche, é como se fosse uma escola. A criança aprende muito aqui. Minha neta tem dois anos e sabe contar, conhece as cores, coisas que antes se esperava a escola”, disse.

Os materiais didáticos das crianças até 3 anos ficarão dentro das unidades escolares. Já cadernos de atividades e de recados irão para casa porque neles está descrito o desenvolvimento da criança e a comunicação dos pais com a escola. O material será entregue ou no final do semestre ou final do ano. Mas, está disponível para os pais acompanharem o desenvolvimento escolar dos filhos. Os pais terão contato bimestralmente, o material é anual. De 4 a 5 anos, que é a pré-escola, os alunos levarão e trarão de casa para escola.