Corumbá

Marquinhos aponta falhas no atendimento médico à população

 

O vereador Marcos de Souza Martins (PT), o Marquinhos, fez pronunciamento na sessão de ontem (28) da Câmara Municipal de Corumbá para cobrar um atendimento mais justo e humanitário às pessoas que buscam os serviços básicos de saúde no Pronto Socorro e no Hospital de Caridade.

Marquinhos citou um paciente que aguarda cirurgia e não tem previsão de atendimento, após receber assistência do plantão do PS, conforme denúncia da TV Morena, e concluiu que as falhas são do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação aos critérios e disponibilidade de vagas hospitalares na rede estadual.

“Esta Casa tem a responsabilidade de buscar respostas e uma solução para casos como o denunciado pela imprensa”, reclamou o vereador petista. Uma série de erros que estão sendo praticados pelo sistema, segundo ele, “recai sobre a população, enquanto pacientes estão sem resposta sobre cirurgias de urgência”.

Sem compromisso

Segundo Marquinhos, é grave a denúncia de que, em alguns casos, pacientes de urgência são direcionados para atendimento particular, quando o serviço é gratuito. Ele relatou que, na maioria dos casos, pacientes do PS e do hospital não tem acompanhamento pós-emergência ou não sabem quando serão operados.

O vereador e médico Oséas Ohara (PMDB), em aparte, disse que um dos problemas da saúde pública em Corumbá é “a mentalidade de cidade grande” que chegou à região, ou seja: o relacionamento do médico com paciente, onde o profissional apenas cumpre seu plantão e vira as costas para aquelas pessoas que atendeu.

 

Por: Da Redação