Corumbá

Marcelo Iunes é o novo presidente da Câmara de Corumbá

 

Novo presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Marcelo Iunes (PSD)

Em seu terceiro mandato, o vereador Marcelo Iunes (PSD) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Corumbá para o biênio 2013/2014, prometendo resgatar a credibilidade da histórica Casa de Leis com muito trabalho parlamentar. Iunes recebeu 13 dos 15 votos em eleição concorrida com Boxexa Amaral (PHS).

A nova mesa diretora é assim composta: presidente, Marcelo Iunes; 1º secretário, José Tadeu Vieira (PDT); 1º vice-presidente, Carlos Alberto Machado (PT); 2º vice-presidente, João Lucas Martins (PP); e 2º secretário, Luciano Costa (PT). O vereador Boxexa conseguiu apenas um voto na disputa pela mesa.

A líder do governo petista na Câmara será a vereadora Cristina Lanza, única mulher no parlamento, retornando após uma disputa judicial para permanecer no cargo na legislatura passada em razão da polêmica do número de cadeiras. A vice-liderança de governo ficou com o estreante Yussef El Salla (PDT).

Sessões itinerantes

A eleição da mesa diretora foi realizada com o plenário lotado em grande parte por parentes e amigos dos recém-empossados. Após a eleição, processo presidido pelo vereador Antônio Sabatell (PSD), todos os vereadores usaram da palavra para destacar o novo momento da Casa e desejar boa sorte à nova mesa.

Marcelo Iunes agradeceu o apoio dos colegas na sua eleição e disse que uma de suas metas é realizar um trabalho em sintonia com a administração do prefeito Paulo Duarte (PT), acrescentando que também pretende aproximar ainda mais a Câmara dos munícipes com sessões itinerantes nos bairros.

Reduzir recesso

O novo presidente anunciou que pretende reduzir o período de recesso parlamentar, hoje de dois meses – 15 de dezembro a 15 de fevereiro – e lançar uma campanha de resgate do Legislativo, onde inclui uma maior participação e empenho dos vereadores na apresentação de seus trabalhos.

“Consideramos uma vergonha iniciar os trabalhos legislativos somente após o carnaval”, disse Marcelo Iunes, a favor de retomar os trabalhos já a 1º de fevereiro. Ele também pretende apresentar aos demais pares a proposta de retornar as sessões noturnas, às segundas e terças-feiras, das 19h às 21h.

“Precisamos trabalhar mais para sermos lembrados, cumprindo nosso mandato para que a população reconheça a importância da Câmara”, realçou o presidente, destacando também a integração com o Executivo para que esta união se transforme em grandes projetos e obras em benefícios da população.

Apertar o cinto

Iunes disse que aproveitará o recesso para tratar com a mesa diretora algumas medidas estruturais, bem como implantar uma política de redução de despesas visando adequar as finanças da Casa ao número de vereadores, que passa de 11 para 15 a partir desta Legislatura. “Nosso duodécimo é o mesmo”, lembrou.

 

Por: Da Redação