O livro Biodiversidade e Ocupação Humana do Pantanal Matogrossense – Conflitos e Oportunidades – traz resultados de pesquisas com base científica nos campos geográfico, antropológico, histórico, socioeconômico e ecológico. Trata-se de uma obra impar sobre a região do Pantanal, editada pela Garamond. Será lançado nesta quarta-feira, 27 de novembro, às 18h, na Casa Vasquez, no Porto Geral, pela Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, Instituto Acaia e Instituto Homem Pantaneiro (IHP).
Com rigorosa coleta de dados, análise e interpretação de fatos, fidelidade aos princípios da ciência e da história, a obra contribui para esclarecer e orientar sobre os caminhos para a conservação e preservação do bioma Pantanal, considerado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão.
A obra é assinada por quatro renomados autores, especialistas das áreas de história, antropologia, desenvolvimento sustentável, sociologia e ciências florestais: José Luiz Franco de Andrade, José Augusto Drummond, Chiara Gentile e Aldemir Inácio de Azevedo, com prefácio de Miguel Serediuk Milano e posfácio de Angelo Pacceli Cipriano Rabelo.
José Luiz Franco de Andrade: com doutorado e mestrado em História pela Universidade de Brasília, e doutorado em Desenvolvimento Sustentável, é professor adjunto da Universidade de Brasília.
José Augusto Drummond: professor associado do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília; orientador de mestrado e dourado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável.
Chiara Gentile: graduada em Teoria e práticas da Antropologia (Universidade de Roma La Sapienza), mestre em Disciplinas Etno-Antropológicas (Universidade de Roma La Sapienza) e especializada em Gestão dos Recursos Locais em Parques e Áreas Naturais.
Aldemir Inácio de Azevedo: graduado em Ciências Sociais e mestre pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Miguel Serediuk Milano (prefácio): Engenheiro Florestal, mestre e doutor em Ciências Florestais pela UFPR; pós-doutorado na Colorado StateUniversity; ex-diretor do Ibama, ex-diretor executivo da Fundação O Boticário; atual diretor da Permian Brasil e integrante do conselho diretor do Funbio, do Instituto Life, da Forest Trends (EUA), da Fundação Neotrópica do Brasil (Bonito-MS) e do Instituto SOS Pantanal.
Angelo Pacceli Cipriano Rabelo (posfácio): Formado em Direito na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e com MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas; oficial da reserva da PM/MS no posto de tenente coronel, formado pela Academia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul; implantou a Policia Militar Florestal de MS, atual PMA. (Assessoria de Imprensa Moinho/IHP)
Por: Da Redação