O acesso ao Porto Geral pela Rua Frei Mariano e Ladeira José Bonifácio está interditado parcialmente para continuidade das obras de embutimento de toda fiação da rede elétrica e telefônica na região tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.
A decisão foi tomada pela Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat) da Prefeitura de Corumbá, em atendimento ao cronograma de execução da obra, a última etapa para concluir os serviços no Porto Geral de Corumbá.
A previsão é que a interdição seja total e até o dia 20 de outubro, o acesso ao Porto Geral pode ser pela Ladeira Cunha e Cruz, Rua Firmo de Matos, bem como pelos bairros da Cervejaria e Beira Rio.
As obras de embutimento da fiação na região do Porto Geral está sendo executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local estão sendo investidos R$ 3,5 milhões, recursos oriundos do PAC das Cidades Históricas.
Antes, a orla portuária de Corumbá recebeu uma grande obra de urbanização por meio do Programa Monumenta, que permitiu valorizar todo o Porto Geral. Além do aterramento da fiação, o projeto prevê instalação de câmeras para maior segurança na região, bem como iluminação ornamental e até sinal de internet gratuita.
Por: Da Redação