Os seis candidatos a prefeito de Corumbá estão aptos ao pleito de 2020. O último registro de candidatura que faltava, o de Paulo Duarte, do MDB, foi deferido pela Justiça Eleitoral neste domingo (18). A candidata a vice, Luciana Nery Cândia, do DEM, também teve registro aceito, de acordo com o Divulgacand, ferramenta disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral para consulta de candidaturas.
Já os candidatos a vice de Anísio Guató (PSOL) e Joseane Garcia (PRTB), Jairo Barbosa e Ildes Pauliquevis, respectivamente, tiveram o pedido indeferido por “ausência de requisito de registro” e devem ser substituídos.
Além de Guató e Joseane, Elano de Almeida, do PSL, concorre em chapa pura. Gabriel Alves de Oliveira (PSD), lidera a coligação “Corumbá, quem ama leva a sério!”; Marcelo Iunes (PSDB), que busca a reeleição, encabeça a coligação “Juntos por Corumbá” e Paulo Duarte (MDB), a coligação “Corumbá merece respeito”.
A Justiça Eleitoral também já deferiu o registro de candidatura da maior parte dos concorrentes a vereador.
O calendário eleitoral informa que 26 de outubro (segunda-feira) é a data limite para que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias e publicadas as decisões a eles relativas (Lei nº 9.504/1997, art. 16, §1º).
*Diário Corumbaense / Foto: Anderson Gallo – Diário Corumbaense