Corumbá

Jogos Escolares da Reme de Corumbá promovem confraternização entre 2 mil alunos

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, declarou aberta a 24ª edição dos Jogos da Reme (Fotos: Kleverton Velasques)

 

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, declarou aberta a 24ª edição dos Jogos da Reme (Fotos: Kleverton Velasques)

Cerca de dois mil alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino iniciam neste sábado (25) as disputas válidas pelos XXIV Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Corumbá. A competição reúne atletas de 20 unidades escolares de Corumbá e foi oficialmente aberta com grande festa na tarde desta sexta-feira.

O ponto alto da solenidade foi quando a nadadora e aluna da escola CAIC – Padre Ernesto Sassida, Annie Hendrika Hellensberguer dos Santos, acendeu a pira olímpica. O tradicional desfile das delegações também animou a arquibancada que estava presente na quadra poliesportiva da escola Barão do Rio Branco. O jovem Pedro Hector Bastos Miranda conduziu o juramento do atleta.

Ao todo, onze modalidades estarão em disputa até o dia 31 de agosto. São futsal, handebol, basquetebol, voleibol, futebol sete, xadrez, tênis de mesa, judô, natação e atletismo, todos no masculino e feminino. As partidas serão no Centro Múltiplo Lucílio de Medeiros (atletismo); SESI (tênis de mesa, judô, futebol sete feminino, voleibol e natação); Centro de Convenção (xadrez); Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer (futsal, futebol 7 masculino e basquete); e Escola Barão do Rio Branco (handebol).

Organizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, os Jogos da Reme fazem parte da programação comemorativa aos 234 anos da Cidade Branca. Ao fazer o uso da palavra o secretário Municipal de Educação, Hélio de Lima, ressaltou que a competição vai além do resultado no placar.

“Que nossos atletas sejam cidadãos respeitosos e solidários com quem ganha ou perde. Este momento é de confraternização e de união”, disse. Hélio destacou a atuação dos professores de Educação Física e da equipe técnica da Secretária de Educação para a realização dos jogos e também os investimentos municipais para aliar aprendizado com o esporte.

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, declarou aberta a 24ª edição dos Jogos da Reme. Em seu discurso, o chefe do Executivo corumbaense lembrou que para que haja qualidade de vida para a população é necessário investir na Educação e também passou um conselho aos atletas. “Vocês vão estar muito mais do que disputando através da modalidade esportiva, estarão confraternizando, se conhecendo, vivendo juntos e, acima de tudo, fazendo amizades”.

Participam das disputas as escolas Almirante Tamandaré; Ângela Maria Perez; Barão do Rio Branco; CAIC Padre Ernesto Sassida; Cássio Leite de Barros; Cyríaco Felix de Toledo; Clio Proença; Djalma de Sampaio Brasil, Fernando de Barros; Izabel Correia de Oliveira; José de Souza Damy; Luiz Feitosa Rodrigues; Pedro Paulo de Medeiros; Tilma Fernandes Veiga, além das escolas rurais Luiz de Albuquerque; Carlos Cárcano, Monte Azul; Paiolzinho e Porto Esperança.

Luiz de Albuquerque

Em 2011, a grande campeã dos XXIII Jogos da Reme foi a Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque, do Distrito de Albuquerque. A conquista inédita. É que, pela primeira vez, um estabelecimento de ensino localizado na zona rural do município venceu uma edição dos jogos, fato bastante comemorado pela própria comissão organizadora do evento, o que comprovou o crescimento no rendimento dos alunos das unidades localizadas nestas regiões, a partir da construção de quadras poliesportivas que estão sendo implantadas também na área rural.

A Escola Luiz de Albuquerque foi uma das cinco unidades da zona rural a ser beneficiada com uma quadra poliesportiva. Além dela, foram atendidas também as unidades do Monte Azul, no Taquaral; Carlos Cárcano, no Urucum; Paiolzinho, no Paiolzinho, e a última agora na Escola Eutrópia Gomes Pedroso, no assentamento Tamarineiro.

 

Por: Da Redação