Com ajustes no projeto de engenharia, devido o solo rochoso no setor onde será edificada a unidade com 30 leitos, a estrutura do novo complexo de saúde pública de Corumbá se destaca entre as ruas América e Sete de Setembro, centro da cidade. Executada pelo município com R$ 12 milhões em recursos do Governo do Estado, a obra mudará radicalmente o padrão de assistência médico-hospitalar na região.
A construção é anexa ao centenário Hospital de Caridade. O novo Pronto Socorro contará com alas de triagem, emergência, ambulatório, receptivo e enfermaria, além do setor com 30 leitos. Os investimentos ampliam a estrutura do único hospital de uma região com 200 mil habitantes (incluindo Ladário e as cidades fronteiriças da Bolívia), com uma demanda crescente e hoje sem suporte clínico para oferecer qualidade de serviços à população.
Reestruturação da saúde
Segundo o governador Reinaldo Azambuja, a construção do novo PS em Corumbá faz parte de um plano de reestruturação da saúde em todo o Estado, totalizando seis novas estruturas hospitalares. “Vamos entregar uma nova estrutura em saúde, totalmente equipada, moderna, para fazer um bom atendimento à Corumbá e região”, afirmou. “Esta obra é um compromisso que fizemos e ficamos muito contentes com a parceria com a Prefeitura”, completou.
O novo complexo para atendimento de urgência e emergência terá 3.661 metros quadrados de espaço físico, dos quais 50% já foram concluídos, segundo a Secretaria de Obras do município. Após a readequação do projeto técnico, com a necessidade de detonação de 950 metros quadrados de solo rochoso, a empresa executora da obra acelera o ritmo e contratará mais 20 operários para trabalharem na edificação da unidade de leitos.
Um governo que cumpre
Os investimentos do governo estadual são primordiais para dar dignidade à população da região com um atendimento médico de qualidade, destaca o deputado corumbaense Evander Vendramini. “O atual pronto-socorro é antigo, sem estrutura para atender a grande demanda, e essa obra vem proporcionar aquilo que todos almejam há décadas: um serviço hospitalar de qualidade, moderno e novo, com mais leitos e um amplo espaço”, comentou.
*Sílvio de Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)