Em ação inédita, a Prefeitura de Corumbá realizou nesta quinta-feira, 21, um amplo e importante debate com todas as instituições do ‘Sistema S’. O fato foi pioneiro por reunir, em uma mesma sala (na Associação Comercial), representantes dessas instituições e também de todas as secretarias e fundações da administração municipal.
Todos com um só objetivo: identificar oportunidades de parcerias para o desenvolvimento econômico e social da população de Corumbá e, por consequência, melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município. “Nossa missão é cuidar bem das pessoas e da cidade e, para isso, precisamos juntar forças para fomentar o crescimento econômico, a geração de emprego, enfim, melhorar a qualidade de vida da população”, disse Pedro Paulo Marinho, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, pasta responsável pelo encontro.
Com mais de quatro horas de duração, a reunião abriu um espaço democrático e de integração para que os representantes do Sebrae, Senar, Senai, Senac, Sesc, Sesi e IEL apresentassem ao administrativo municipal seus portfólios e carteiras de serviços e potenciais parcerias com cada secretaria. “Estou positivamente surpresa com essa iniciativa. Parabenizo a prefeitura pois agora as áreas da administração pública conhecem nossos serviços e assim poderemos firmar ações conjuntas e mais efetivas aproveitando o expertise de cada um”, elogiou Maria do Rosário Almeida, coordenadora da unidade educacional do Senar/MS.
Em seguida foi a vez dos responsáveis pelas secretarias e fundações explanarem sobre os projetos que já estão sendo e que ainda serão desenvolvidos e de que forma cada uma das instituições do ‘Sistema S’ poderiam contribuir.
Um exemplo disso foi a apresentação do representante da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal sobre a necessidade de um sistema de gestão de resíduos sólidos e licenciamento ambiental, que veio ao encontro do expertise do Sebrae. “Podemos fazer visitas individuais aos empreendimentos, palestras de sensibilização e arcar com 80% desse custo”, adiantou Wellington Vidaurre, gerente da regional Pantanal do Sebrae, que classificou a reunião como muito oportuna e proveitosa.
Por parte da prefeitura, estiveram presentes na reunião representantes das Secretarias do Governo, de Indústria e Comércio; Produção Rural; Assistência Social; além das Fundações de Turismo; de Cultura; de Meio Ambiente do Pantanal; e de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico. A ideia é estreitar os laços e construir com as instituições do ‘Sistema S’ uma agenda de parcerias e ações para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Daqui a 30 dias, esses representantes se encontrarão novamente, já com planos de ações mais definidos, explorando ‘o que’ e ‘de que forma’ cada secretaria, fundação e instituição pode estabelecer parcerias e contribuir para este fim.
Por: Da Redação