Corumbá

Inscrições para campeonato de pesca vão até sábado em Corumbá

 

As inscrições para a 29ª edição do Festival Internacional de Pesca do Pantanal podem ser feitas até sábado, dia 03 de novembro, no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAT), que funciona na Rua Frei Mariano, 697, centro da cidade. A competição será realizada no domingo (04) na região do Porto Geral, no Rio Paraguai, e marca o encerramento da temporada de pesca de 2012 no território pantaneiro.

O campeonato é uma realização conjunta da Prefeitura de Corumbá e TV Morena. Será realizado no período das 08 às 12 horas e o trecho será revelado momentos antes da abertura do evento. Quem ainda não se inscreveu pode procurar a Central de Atendimento nesta sexta-feira e no sábado, no período das 08 às 12 horas.

A taxa da inscrição é de R$ 25,00 por competidor. Cada equipe poderá contar com no máximo três pescadores e um piloteiro. No ato da inscrição, os participantes devem apresentar a licença de pesca, independentemente do número de participantes na equipe.

Os organizadores informam também que cada equipe receberá um kit completo do campeonato, contendo camiseta e boné para cada competidor, uma bandeira vermelha, um apito, dois adesivos com a respectiva numeração, para serem fixados em cada lado do motor da embarcação, e uma cópia do regulamento. Ficará sob a responsabilidade de cada participante o colete salva vidas, bem como o puçá.

Pesque e solte

O campeonato está aberto à participação de todas as pessoas interessadas e consiste em prova de pesca embarcada, utilizando-se o sistema pesque e solte, disputado por equipes formadas por, no máximo três, e no mínimo dois componentes. O piloteiro somente poderá pescar se estiver regularmente inscrito como componente da equipe, e deverá estar devidamente uniformizado.

Não haverá discriminação entre as categorias masculina, feminina ou mista, para efeito de premiação. Será obrigatório aos participantes, durante a realização da prova, o uso do uniforme padrão do evento (camiseta e boné), bem como o colete salva vidas.

A embarcação será de total responsabilidade de cada equipe, e deverá estar regulamentada de acordo com as exigências da Capitania Fluvial do Pantanal, devendo, obrigatoriamente, portar título da inscrição da embarcação; Arrais Amador do piloteiro ou carteira de inscrição e registro (marinheiro regional); seguro obrigatório da embarcação; extintor de incêndio para as embarcações com partida elétrica; coletes salva-vidas para todos os membros da equipe; rstojo de primeiros-socorros; sacos para lixo; puçá e o adesivo com o número afixado no motor.

O uso obrigatório do puçá pelas equipes competidoras, objetiva a devolução do pescado com vida ao rio, após a captura, medição da espécie e contabilização para pontos.

Os pescadores deverão utilizar linha de mão, molinete ou carretilha, varas e linhas de medidas não excedentes a 0,70 mm. Só será permitida a utilização de um anzol em cada linha por pescador. Serão permitidas utilização de iscas artificiais naturais, desde que não contrariem a legislação que dispõe sobre a exploração dos recursos pesqueiros no Mato Grosso do Sul.

 

Por: Da Redação