O incêndio que atingiu a região de Porto Morrinho, município de Corumbá, destruiu cerca de 30 quilômetros quadrados, segundo a brigada municipal do Prevfogo do Ibama.
O chefe da brigada de Corumbá, Genaldo Carvalho de Oliveira, relatou que o fogo não atingiu área de preservação ambiental, apenas de fazenda. O fogo na região já foi extinto, segundo Oliveira.
O Corpo de Bombeiros recebeu a informação da queimada na tarde de domingo (27) e acionou a brigada do Prevfogo, que mandou ao local um esquadrão com sete brigadistas.
Segundo Oliveira, até a noite de segunda-feira (28), outros brigadistas se revezaram no combate às chamas. Cada membro de brigada utilizou duas bombas costais com capacidade para 30 litros de água e um abafador para ajudar na extinção do foco.
O chefe da brigada municipal disse ainda que o incêndio não começou naturalmente. “Pelas fotos e pelo relatório, temos avaliação de que a área foi queimada pelo próprio fazendeiro e que ele perdeu controle do fogo”, afirmou Oliveira.
Nesta terça-feira (29), os brigadistas do Prevfogo se deslocaram para a região do Nabileque para combater outro foco de incêndio.
Cidade encoberta
A fumaça do incêndio na região chegou a encobrir o céu da cidade de Corumbá na segunda-feira (28). Durante a manhã, inclusive, o Aeroporto operou por instrumentos.
Focos na região
Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que, de domingo (27) até hoje (29), foram registrados 26 focos de incêndio em Corumbá. (CG News)
Por: Da Redação