rês escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME) já receberam os conjuntos fotovoltaicos do Programa Ilumina Pantanal, uma parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Energisa, Aneel e do Ministério de Minas e Energia. Os equipamentos estão em pleno funcionamento nas escolas Sebastião Rolon e Santa Aurélia, ambas na região do Taquari, e na Escola do Paraguai Mirim.
“É um trabalho muito importante e que vai refletir diretamente na qualidade do ensino nessas comunidades e também na rotina dos profissionais, que devido à distância, ficam instalados na unidade escolar e só retornam para a cidade de tempos em tempos”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, que agradeceu a inclusão das escolas no Programa.
No Paraguai Mirim, o equipamento vai complementar o gerador fotovoltaico doado pelo Instituto ECOA. Segundo o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, também serão atendidas a Extensão Nazaré, no Taquari, e a escola São Lourenço, na parte alta do pantanal corumbaense.
Ilumina Pantanal
O projeto Ilumina Pantanal foi eleito o grande vencedor do Solar & Storage Live Awards 2021, na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year” (em português: Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano). O anúncio foi feito nessa quarta-feira (24), em Birmingham, na Inglaterra, no mesmo dia em que a Energisa entregou o sistema de placas solares para geração de energia à milésima família moradora no Pantanal.
Até o mês de abril de 2022, o Projeto Ilumina Pantanal vai levar energia elétrica por meio de placas solares a 2090 famílias moradoras na região pantaneira nos municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Porto Murtinho, Coxim, Miranda e Rio Verde. Nesta semana em que o projeto concorre ao prêmio na Inglaterra, o projeto já estará atingindo a marca de 1 mil famílias já atendidas com o sistema de placas solares.
Ainda neste mês de novembro, o Ilumina Pantanal foi apresentado no Brazilian Industry Day, evento realizado pela Confederação Nacional Indústria (CNI) na 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.
*Com informações do Governo do Estado