Corumbá

IHP encerra curso Estratégias para Conservação daNatureza

 

Concluído neste sábado, 17, a décima edição do CursoEstratégias para a Conservação da Natureza, realizado pela Polícia MilitarAmbiente e Instituto Homem Pantaneiro (IHP), entregou certificados a 34oficiais da Polícia Militar Ambiental de 25 Estados brasileiros e do DistritoFederal.

O curso se desenvolveu de 8 a 17 de novembro a bordo dobarco-hotel Kalipso e de expedições e treinamentos a pontos estratégicos doPantanal. “O que nós concluímos nesses dez dias é o que a natureza mais sentefalta, a conectividade; não temos dúvidas de que o curso vai contribuir paracriar uma nova dimensão no dia a dia de cada participante, e natureza ganha umaliado com um novo olhar, que segue os índices e os sinais”, destacou o coronelÂngelo Rabelo, coordenador do curso.

No encerramento, foi exibido um clip com os melhoresmomentos do curso. “É muito importante contar com pessoas com a visão docoronel Rabelo na área ambiental”, acentuou Luciene Deová, presidente daFundação de Meio Ambiente do Pantanal durante a solenidade de encerramento noCentro de Convenções Dio Pantanal Miguel Gómez, na manhã deste sábado.

O curso

A entrega dos certificados contou com a presença do coronelWaldir Acosta, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, e derepresentantes da Faculdade Salesiana Santa Teresa, parceira do evento. A 1ºtenente da PMA de São Paulo, Paola Mele, falou em nome da turma realçando aabrangência e importância do curso como contribuição às ações preventivas de controledos biomas brasileiros.

Durante os dez dias de curso, o barco hotel Kalypso sediouas palestras navegando pelo Rio Paraguai por sub-regionais do Pantanal, até adivisa com Mato Grosso, percorrendo num total de 500 km. A expedição passoupelo Parque Nacional do Pantanal, em Poconé (MT), local que faz parte doroteiro turístico da Copa do Mundo de 2014, e a Reserva Ambiental EliezerBatista (RPPN), da MMX.

A programação incluiu aulas de campo e palestras de algunsdos maiores especialistas em conservação do país, dentre os quais Fernando A.S. Fernandez, Fábio Olmos, José Augusto Ferraz (chefe do Parque Nacional doPantanal) e Miguel Serediuk Milano, bem como palestrantes do setor público,privado e de ONGs locais (IHP) e de representatividade no Brasil (SOS Mataatlântica).

Esta edição teve o apoio da ANA (Agência Nacional de Águas),Fundação O Boticário de Proteção a Natureza, SOS Mata Atlântica, ICMBio(Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), MMX – Mineração eMetálicos -, Faculdade Santa Teresa e RPCSA (Rede de Proteção e Conservação daSerra do Amolar).

 

Por: Da Redação