Corumbá

Hemonúcleo de Corumbá realiza campanha de doação de sangue nesta quinta-feira

 

O Núcleo Hemoterápico de Corumbá, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, a primeira campanha de doação de sangue em 2024. O Núcleo fica localizado na rua Colombo, nº 1.250, na mesma quadra da Santa Casa, e os atendido será por livre demanda (sem necessidade de agendamento), das 7h às 13 horas.

O procedimento também será realizado na quinta-feira seguinte, dia 8 de fevereiro, no mesmo horário e local. No momento, a maior necessidade é pelo tipo sanguíneo O+.

A Secretaria de Saúde de Corumbá reitera que o  Hemonúcleo é Estadual. Ao longo do mês de janeiro, o local não ficou fechado, já que a Secretaria Estadual de Saúde manteve uma equipe atendendo, porém,  as coletas de sangue para doação não foram realizadas porque a maior parte da equipe técnica estava em férias.

As campanhas de doação são realizadas através de um cronograma pré-estabelecido, onde a Prefeitura disponibiliza servidores para ajudar a equipe do Estado. O município também faz o transporte das bolsas coletadas para Campo Grande (Hemosul), onde elas ficam armazenadas e distribuídas para todo o Mato Grosso do Sul.

A Secretaria de Saúde de Corumbá esclarece ainda que, mesmo as bolsas de sangue sendo coletadas no Núcleo Hemoterápico da cidade, são obrigatoriamente fracionadas e enviadas para o Hemosul para serem distribuídas.

*Comunicação PMC