Corumbá

Guarda é capacitada para trabalho em alturas conforme norma de Ministério

 

Atendendo o que preconiza o Ministério do Trabalho, cerca de 30 guardas municipais estão passando por uma capacitação oferecida pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, para a segurança no trabalho de profissionais que desenvolvem atividades em alturas.

Na Guarda Municipal de Corumbá, o serviço de instalação e manutenção das câmeras de monitoramento é realizado pelos próprios guardas, um trabalho que, além da parte técnica, exige o cuidado com a segurança. Por isso, três técnicos em segurança do trabalho estão se revezando em um conteúdo total com 20 horas-aula sobre a Norma Regulamentadora 35, do Ministério do Trabalho.

“Era uma demanda antiga nossa porque, desde a implantação do sistema de monitoramento há um bom tempo fazemos esse trabalho. Agora, com o curso oferecido sentimos mais confiantes ao aplicar os protocolos para garantir a nossa segurança e das pessoas perto”, disse o supervisor do videomonitoramento, Weber Isaac da Luz ao lembrar que a demanda por serviços de manutenção nas cerca de 70 câmeras instaladas em espaços públicos é diária.

O curso oferecido pela Prefeitura, além de efetivar o cuidado com os funcionários da Guarda, também prevê o aumento da demanda de instalação e manutenção desses equipamentos atualmente tão importantes para o setor de segurança pública , uma vez que há um projeto para instalação de mais 100 câmeras em espaços públicos como escolas, postos de saúde e demais áreas.

Além de profissionais lotados em Corumbá, participam do curso ministrado pelos técnicos Êneo Côrrea, Fernando Barbosa Galharte e Dalton, guardas de Ladário, cidade vizinha.

 

Por: Da Redação