Corumbá

Governo inaugura reforma e ampliação do presídio de Corumbá e garante eficácia na ressocialização de presos

A ampliação e a reforma propiciarão mais condições ao trabalho dos agentes penitenciários e à custódia dos encarcerados

 

A ampliação e a reforma propiciarão mais condições ao trabalho dos agentes penitenciários e à custódia dos encarcerados
O Estado pune, com a privação da liberdade e, ao mesmo tempo, oferece condições para que este detento possa retornar à sociedade, disse Puccinelli

Com investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões, o governador André Puccinelli e o diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato Campos Pinto de Vitto, inauguraram na manhã desta sexta-feira (26) a nova estrutura do Estabelecimento Penal de Corumbá (EPC). Na reforma foram substituídos a cobertura, portas, piso, além da revisão da parte elétrica e hidráulica, pintura e ligação à rede de esgoto. Além das melhorias, também foi construído um anexo que ampliou a capacidade do presídio em 115 vagas.

Com contrapartida estadual de R$ 240 mil nessa obra, o governador André Puccinelli afirmou que, desde 2007, o Estado já ampliou em mais de 100% o número de vagas no sistema penitenciário estadual. O governador afirma que a administração estadual, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), trabalha de forma efetiva para suprir a demanda por vagas nos presídios estaduais, fazendo com que a oferta de condições dignas para os presos seja uma busca constante. “Fizemos e ainda estamos fazendo várias obras em todo o Estado para ampliar o número de vagas. Em 2007 eram aproximadamente quatro mil e, ao final deste ano, serão quase 9 mil novas vagas. A equipe da Segurança Pública trabalha pra que os presos possam cumprir suas penas de forma digna e que a ressocialização aconteça de forma eficaz”, destacou.

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, afirmou que o maior benefício das intervenções no sistema prisional do município se dará na ressocialização do detento. “Com estes investimentos o Estado proporciona condições adequadas para que os presos possam ser reinseridos na sociedade. O Estado pune, com a privação da liberdade e, ao mesmo tempo, oferece condições para que este detento possa retornar à sociedade”, acrescentou.

A ampliação e a reforma propiciarão mais condições ao trabalho dos agentes penitenciários e à custódia dos encarcerados, além de oferecer uma melhor estrutura para o desenvolvimento de atividades de reinserção social. Além do novo bloco de celas com solários – composto de 20 alojamentos (15 deles coletivos), construído em concreto usinado, o presídio de Corumbá passa a contar com lavanderia industrial e uniformização dos internos.

A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) no Estabelecimento Penal de Corumbá (EPC)

Lavanderia

O setor de lavanderia, equipado com maquinários industriais, entre lavadoras, secadoras e de higienizar/passar, foi financiado com recursos do Conselho da Comunidade de Corumbá, por meio de projeto desenvolvido pela direção e Setor Psicossocial do presídio, com o apoio do presidente do Conselho, defensor público Rodrigo Antônio Sotchiero Silva, e do juiz da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal de Corumbá, Eguiliell Ricardo da Silva.

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, fez questão de destacar que além da nova lavanderia, o Estabelecimento Penal conta com padaria, confeitaria e confecção, para proporcionar aos detentos uma atividade profissional que possa servir para os reeducandos quando estiverem em liberdade. “Esta intervenção vai melhorar muito as condições da população carcerária de Corumbá, além do Estado cumprir de forma correta a Lei de Execução Penal. Mais de 60% dos detentos do Estado trabalham e estudam e a equipe da Agepen trabalha no sentido de profissionalizar os detentos para que eles possam sustentar suas famílias e garantir uma vaga no mercado de trabalho quando estiverem em liberdade”.

Destaque Nacional

De acordo com o diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato Campos Pinto de Vitto, Mato Grosso do Sul tem se esforçado para proporcionar melhores condições aos detentos e fazer com que a ressocialização seja eficiente. Outro fator destacado pelo diretor foi a eficácia das equipes que fazem parte do quadro da segurança pública estadual. “A segurança pública é o setor crítico porque o gestor não tem como controlar a demanda por vagas. Mas mesmo assim, Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional porque investe de forma eficiente na contratação de pessoal com curso superior, por exemplo. Isso faz com que o Estado supere a média nacional, mostrando que seu ‘staff’ é muito qualificado”, finalizou.

 

Por: Da Redação