O governo do Estado, em parceria com o governo federal e a Prefeitura, inaugura hoje (1º) às 16 horas em Corumbá o Centro de Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência. O Centro é uma das ações previstas pelo Pacto Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres. A instalação dessa unidade, na rua Tiradentes, 509, no centro da cidade, é resultado de investimento das três instâncias governamentais no montante de aproximadamente R$ 1 milhão.
O espaço contará com profissionais treinados e capacitados para receber as mulheres que buscarem atendimento. “Um local de encaminhamento e triagem dos casos de violência”, explica subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Carla Stephanini. As mulheres terão respaldo necessário para se sentirem amparadas, além de contar com o atendimento psicológico, assistência social e jurídica. “Os profissionais estão capacitados para acolherem de forma humanizada e principalmente sem fazer pré-julgamento, de forma que não as deixam constrangidas”, completa Carla.
Segundo dados da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, 90% da violência sofrida pelas mulheres são cometidos na própria residência e pelo companheiro ou ex-companheiro e na maioria dos casos a vítima não registra o boletim de ocorrência, muitas vezes por medo ou por amar o agressor. Com este novo Centro, Carla Stephanini acredita que elas se sentirão mais seguras para procurar ajuda. “O fato de não ser necessário registrar o boletim de ocorrência pode fazer com que as mulheres busquem ajuda do Centro, sem ter medo de ser alvo de mais violência”, argumenta.
Além de Corumbá outros dez municípios contam com os Centros de Atendimento à Mulher.
Por: Da Redação