Na última sexta-feira (26), o secretário de Justiça e Segurança Pública de MS, Sílvio Maluf e o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, formalizaram a posse dos novos diretores das unidades penais de Corumbá e entregaram a ampliação e reforma do regime semiaberto do Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano.
O agente penitenciário Ricardo Wagner Lima do Nascimento assumiu o Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá. Na direção do Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto e Aberto e de Assistência aos Albergados de Corumbá, foi empossado o agente penitenciário Doglas Novaes Vilas, e o Patronato Penitenciário, Telma Camacho dos Santos Leguizamon da Silva.
Sílvio Maluf disse que com a nova administração o vive momentos importantes, de renovação. “O sistema penitenciário é uma das pastas mais importantes, que demandam atenção e trabalhos constantes, tenho certeza que esses novos diretores à frente dos presídios de Corumbá, irão inovar e fazer o que precisa ser feito, para que o sistema evolua e cumpra o seu papel”, afirmou o Secretário de Segurança.
Ampliação e reforma no Feminino
A reestruturação da ala destinada ao cumprimento do regime semiaberto do Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano foi feita pelo Governo do Estado, com o apoio financeiro do Conselho da Comunidade de Corumbá, com investimentos de mais de R$ 35 mil. A obra envolveu a ampliação e a reforma do espaço, abrangendo desde a melhoria dos sistemas elétrico e hidráulico, aumento no número de leitos, entre outras benfeitorias.
“Não é difícil ser diretor-presidente da Agepen, porque somos apenas o elo entre a instituição e tantas pessoas e entidades que estão interessadas em fazer com que as coisas melhorem em nosso estado. Exemplo disso são os Conselhos da Comunidade, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Militar que participam junto conosco na busca de soluções”, disse Stropa.
Para diretora do Estabelecimento Feminino de Corumbá, Anelize Lázaro de Lima, “a reestruturação do espaço traz conforto para as reeducandas e mostra a política de humanização adotada pela Agepen”, ressaltou.
Nhá Pipoca
Após a cerimônia de ampliação e reforma, o secretário Sílvio Maluf e o diretor-presidente Ailton Stropa Garcia, ainda participaram da festa junina “Nhá Pipoca”, realizada no Estabelecimento Penal Feminino de Corumbá. A festa faz parte do calendário de eventos do Estabelecimento e acontece todos os anos, com objetivo de integrar as internas e humanizar os cumprimentos das penas.
“A realização da festa contou com a parceria de várias entidades de Corumbá e Ladário. Na oportunidade, quero agradecer a minha equipe e as professoras que não mediram esforços para o sucesso do evento. Também quero agradecer ao grupo Anjos Dourados, de Ladário, que abrilhantou a festa com uma linda apresentação”, finalizou Anelize.
Além do secretário de Justiça e Segurança Pública e do diretor-presidente da Agepen, a entrega da ampliação e reforma do Estabelecimento Feminino e da festa junina, contaram com a participação da presidente do Conselho da Comunidade de Corumbá, Cristiana Ribeiro, do juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Corumbá e Ladário, André Luiz Monteiro, do tenente-coronel e comandante da Polícia Militar Rodoviária de Mato Grosso do Sul, Waldir Ribeiro Acosta, do diretor de Operações da Agepen (DOP), Reginaldo Regis, do promotor da 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, Luciano Bordignon Conde, do promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Corumbá, Rodrigo Corrêa Amaro, do defensor da 1ª Defensoria Pública de Execução Penal e da 1ª Defensoria Pública Cível de Corumbá, Carlos Felipe Guadanhim Bariani, da titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Corumbá, delegada Joilce Silveira Ramos e do gerente da Sanesul em Corumbá, Elano Holanda Almeida.
Por: Douglas Assad Arruda