Na noite desta quinta-feira (20), foi aberta em Corumbá a 12ª edição do Festival América do Sul Pantanal. Antes da cerimônia de abertura, o governador Reinaldo Azambuja, acompanhado da primeira dama do estado, Fátima Alves de Souza Silva, do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte e do secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, visitou o estande de artesanatos da Agepen.
Os materiais a venda no estande foram confeccionados por reeducandos e reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, Estabelecimento Penal de Corumbá, Presídio de Trânsito de Campo Grande, Instituto Penal de Campo Grande, Centro de Triagem “Anízio Lima”, Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” e Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”.
Estão à frente dos trabalhos no estande a diretora do Presídio Feminino de Corumbá, Anelize Lázaro de Lima, as agentes Rozimare e Alieslaine, também do Feminino de Corumbá, a agente Cláudia do Instituto Penal de Campo Grande e o agente Edson Sobrinho do Presídio de Trânsito de Campo Grande.
A ressocialização dos internos é um dos objetivos e também um desafio para Agepen. Os artesanatos adquiridos pela sociedade que estão participando do 12º Festival contribuem para reinserção social dos reeducandos. As vendas dos produtos no estande serão encerradas na noite de sábado, 22 de agosto.
Por: Douglas Assad Arruda