Corumbá

Gincana interbairros contra dengue será nos dias 10 e 11 de maio

 

A Secretaria Municipal de Saúde transferiu para os dias 10 e 11 de maio, a gincana interbairros contra a dengue. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta-feira (02) pela coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, médica veterinária Viviane Ametlla, e foi tomada em virtude do feriado do dia 1º de maio. Anteriormente, a gincana iria até o dia 05 de maio, próximo sábado, e no dia 06, o dia de lazer no bairro vencedor. Com a alteração, o dia de lazer será em 19 de maio.

A gincana terá participação de todos os bairros de Corumbá. Foi acertada durante uma reunião com os representantes das associações de moradores. Terá também a participação das escolas municipais, clubes de serviços, igrejas, além de outras instituições. O objetivo é reduzir de forma imediata os índices de infestação predial do mosquito Aedes aegypti e os casos notificados de dengue na cidade.

Para tanto, a Prefeitura quer mobilizar toda a população com esta ação, para eliminação de focos de proliferação do mosquito transmissor da doença. A gincana foi projetada a partir do alto índice de infestação predial na cidade. Conforme o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a cidade apresentou 10% de incidência. Aliado a isto, a Secretaria de Saúde constatou índices de infestação elevadíssimo de 26,67 e 25,63% em Arroyo Concepción e Puerto Quijarro, na Bolívia.

“Será uma grande mobilização social, envolvendo toda a comunidade para eliminação dos focos da doença. A intenção é retirar do ambiente, materiais apropriados para proliferação do mosquito Aedes aegypt”, disse Viviane, lembrando que os bairros participantes contarão com pontos de coleta para que os moradores possam entregar o material considerado apropriado para proliferação do mosquito.

Os participantes terão que cumprir sete provas. A primeira delas será eliminar focos do mosquito nos pontos estratégicos, 30 pontos; segunda, propostas criativas de melhorias para a comunidades, relacionados diminuição em quantidade dos reservatórios ao nível do solo, 30 pontos; terceira, propostas criativas de melhorias para a comunidades, relacionados aos reservatórios elevados sem tampa, 30 pontos; quarta, elaboração de um desenho que representa a importância da prevenção da dengue para a população corumbaense, 30 pontos.

A quinta prova prevista vai envolver as unidades básicas de saúde do bairro que deverão registrar e cadastrar cinco casas livres de focos da dengue, que sejam de agentes comunitários diferentes (casa com quintal mínimo 24 x 24), 30 pontos; sexta, uma ação de mobilização social com os autores envolvidos (liderança de bairro, liderança religiosa, escola e unidade básica de saúde) focado para a dona de casa, 30 pontos, e a sétima, maior número de limpeza de terrenos baldios e imóveis desocupados e abandonados, com deposição desse resíduo direto no lixão da cidade, 20 pontos.

Contarão pontos também as garrafas pets, pneus de bicicleta, um ponto cada; pneus de moto e latas pequenas, dois pontos; pneus de carro de passeio e latas grandes, cinco pontos; pneus de caminhão, tambor de 50 litros ou mais e tanquinho, 10 pontos; vaso sanitário e bidê, e engradados de bebida, 30 pontos; pneus de trator, caixa d’água e caixa de geladeira, 50 pontos, e outros tipos de materiais, um ponto.

 

Por: Da Redação