Corumbá

Fiéis lotam Catedral de Corumbá para celebrar São João Batista

 

A igreja Nossa Senhora da Candelária ficou lotada de fiéis durante a realização de Santa Missa nessa quinta-feira (23). A grande procura foi para a comemorar o Dia de São João Batista, data que marca a tradição de cultura e fé da população. Voltando o pensamento para a busca pela paz e a ajuda ao próximo, os corumbaenses refletiram sobre a data e assistiram uma emocionante celebração na Catedral de Corumbá, integrando as atividades do Arraial do Banho de São João.

A igreja, construída em 1885, ganhou colorido especial com a decoração de bandeirolas e uma imagem do São João Batista

A missa foi celebrada pelo pároco Amaury Gaioso. A igreja, construída em 1885, ganhou colorido especial com a decoração de bandeirolas e uma imagem do São João Batista. Durante a Santa Missa, padre Amaury disse aos fiéis sobre a importância de se perpertuar as boas ações feitas pelo santo homenageado. “Temos que propagar a paz e ajudar àqueles que mais necessitam de nosso amor e misericórdia”, disse.

“Corumbá tem a tradição de comemorar o Dia de São João com manifestações de religiosidade e cultura. É um sinal de que precisamos de Deus, cada um do seu jeito, com seu colorido, com a beleza de tudo que dá alegria. Na noite do dia 23 vários festeiros saem junto com seus andores para batizar o santo nas águas do rio Paraguai. É assim que deve ser, enquanto o povo alimentar a fé, estarão mais felizes”, observou Gaoiso.

A celebração foi acompanhada por autoridades civis, militares e membros da Administração Municipal, entre eles o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), acompanhado da Secretária Especial de Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira. O chefe do executivo corumbaense comentou a importância da festa para o povo corumbaense. “Corumbá é abençoada pelas belezas do Pantanal, com a sua história de mais de dois séculos e a tradição irraigada na população de celebrar São João Batista. Nossa administração investe muito nesta festa porque de fato representa o sentimento de solidariedade do povo corumbaense”, disse.

Também compareceram a missa, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o deputado estadual Paulo Duarte (PT), acompanhado de sua esposa. Ruiter participou de uma apresentação do banho do santo no altar da Catedral, depois da celebração da missa, a comunidade da igreja desceu a Ladeira Cunha e Cruz para banhar São João nas águas do rio Paraguai, conforme manda a tradição.

Todo dia 24

A capela de São João Batista, construída pela Prefeitura e que em 2009 foi repassada para a Diocese de Corumbá, passará a celebrar missas todos os meses no dia 24 em homenagem ao santo do batismo. A Capela é localizada na ladeira Cunha e Cruz, local de acesso à prainha do Porto Geral, onde os devotos levam os andores para banhar a imagem do santo nas águas do rio Paraguai durante o Arraial do Banho de São João. (PMC)

 

Por: Da Redação