Corumbá

Festival Gastronômico Sabores das Américas começa dia 2 em Corumbá

 

O II Festival Gastronômico Sabores das Américas (FEGASA) será aberto no dia 02 de maio em Corumbá. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Turismo do Pantanal e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), do Pantanal, em parceria com Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR/MS), Serviço Nacional do Comércio (SENAC/MS), e das instituições responsáveis pela organização do X Festival América do Sul.

O evento será realizado no restaurante do Centro de Convenções do Pantanal Corumbá Miguel Gómez e trará a Corumbá, especialistas da gastronomia de várias regiões do Brasil. O evento será realizado paralelamente ao Festival América do Sul, décima edição, que será aberto no dia 1º de maio, na Praça Generoso Ponce.

Serão quatro dias de intensa movimentação no Centro de Convenções, uma oportunidade com as presenças de chefs de cozinhas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Campo Grande, entre outros.

A programação será aberta no dia 02 de maio, uma quinta-feira, às 16h30, com um ato de boas vindas aos participantes e convidados, a cargo da ABRASEL Pantanal, FUNDTUR Pantanal e FUNDTUR/MS.

A primeira palestra será às 17 horas, sobre “Sustentabilidade na cozinha – princípios do slowfood e da ecogastronomia”, com o chef Joca Mesquita, diretor e chef executivo da Aguce Gastronomia, do Rio de Janeiro. A partir das 18 horas, ele ministra uma aula show sobre “Curry de castanha de caju e galinha caipira com couscous de coração de bananeira”.

Na sexta-feira, 03, às 09h30, palestra sobre “Turismo e a gastronomia da América do Sul”, com Jacqueline Varanis; às 13h30, início da oficina “Muy Rico: Cozinha de fusão Brasil e Bolívia”, com o chef Marcílio Galeano, participante do reality show “Super Chef” e proprietário do Restaurante Jojô, de Campo.

Outra oficina acontece a partir das 17 horas com Claudinei dos Santos Lima, professor de Gastronomia do SENAC, que focará “Doces Regionais: Trufa de Pequi”.

Às 17h30, uma aula show com o eco-chef Marcelo Scofano, do Instituto Maniva e coordenador da Escola de Culinária Estilo Gourmet do Rio de Janeiro. O tema será o “Azeite”.

A última aula show do dia está marcada para às 19h30, com o chef Túlio Montenegro, do Chef Tulio Internacional Butiquim de Belo Horizonte, sobre “Tira gosto tem que ter pimenta? Evolução do uso da pimenta na alimentação”.

No terceiro dia, 04, a programação será aberta às 09 horas, com uma oficina sobre “Cozinha Contemporânea: Empanada sul-americana”, a cargo de Bruno Girelli, professor de gastronomia do SENAC.

Às 13h30, oficina sobre “Inovando a cozinha da Cidade Branca”, com o chef Marcílio Galeano. Às 15h30, oficina sobre “Coquetelaria Sul-Americana: Pisco Fizz, Pisco Sour, Caipirinha, Caipilé de Kiwi e Morango com picolé de Maracujá”, com Acácio Vieira Pereira, professor de gastronomia do SENAC .

Neste mesmo dia, uma aula show está marcada para iniciar às 17h30, com o chef Duca Lapenda, do Restaurante Pomodoro e empresário da marca Oliva Verde, de Recife. Será sobre “Pintado moquecado com camarões e legumes do Brasil”.

O Festival Gastronômico Sabores das Américas será encerrado no dia 05 de maio, domingo, com chave de ouro. O destaque será a “Cozinha Regional: Macarrão de Comitiva com Espaguete de Bocaiúva”, que será ministrada pela professora de gastronomia Adriana Morbi. Será a partir das 15h30.

 

Por: Da Redação