Corumbá

Festival América do Sul traz a alegria do circo e a reflexão sobre relacionamentos humanos

A apresentação acontece no dia 3/5, sexta-feira, às 16 horas, na Praça da Independência

 

Entre os espetáculos teatrais do 10º Festival América do Sul, o público poderá conferir o divertido “Mímesis”. O trabalho, da Cia Arte Negus, dirigido por Abel Saavedra, coloca em cena três atores.

A apresentação acontece no dia 3/5, sexta-feira, às 16 horas, na Praça da Independência

Mímesis é um espetáculo de palhaços que, a partir de situações extremamente simples, coloca possibilidades de diálogo e reflexão sobre relacionamentos humanos. Trata, de maneira cômica, da difícil sobrevivência econômica que os circenses têm, das disputas de egos entre artistas, do aproveitamento e charlatanismo existente no universo da arte, mas ao mesmo tempo trata de companheirismo, de compaixão entre parceiros de profissão, de resignação. “Enfim, de maneira extremamente simples, o espetáculo trata dos aspectos humanos existentes no universo sobrehumano do circo”, define a produção.

A estética da apresentação é pautada por um misto de referências em técnicas miméticas e pela lógica errante do universo do palhaço.

O projeto foi contemplado no Prêmio Funart e Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo/2012.

O roteiro mostra um palhaço dono de um circo falido que, após ir perdendo uma a uma as atrações que tinha em seu empreendimento circense, pois todos se demitem, fica desesperado e utiliza seus assistentes para cobrir as ausências. Ocorre que os assistentes são imigrantes ilegais que sequer falam português, o que cria ruídos de comunicação entre todos e uma imensa atrapalhação. No fim, tal como na vida, a atrapalhação se torna o próprio espetáculo.

Os palhaços são interpretados pelos atores Augusto Figliaggi, Elaine Guarani e Umberto Lima. O figurino é de Andrea Portela e Milton Venturini. Quem assina cenário e adereço são Umberto Lima, Elaine Guarani e Augusto Figliaggi. Estela Ceregatti é responsável pela preparação musical e Rosan Chaves, pela fotografia.

 

Por: Da Redação