Ícone do site Pérola News

Festival América do Sul atinge marca de 600 atrações em oito edições

Lançamento do 11º Fest. América do Sul em Corumbá

Promovido pelo governo, o Festival América do Sul atingirá no fim da edição de 2014 um total de 600 atividades e atrações artísticas somente nas últimas oito edições, de 2007 até este ano. Nesse período – da atual gestão – o público que terá passado pelas praças, auditórios, salas de exibições e pavilhões de exposições é estimado em cerca de 500 mil expectadores.

O 11º Festival América do Sul foi lançado na noite desta segunda-feira (31) no Sesc Corumbá, no Porto Geral, pelo governador André Puccinelli, o prefeito Paulo Duarte e o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, que revelou que a soma de investimento nas oito edições mais recentes chega a cerca de R$ 20 milhões, entre recursos do Estado e dos patrocinadores. Neste ano, o FAS conta com patrocínios da Vale, Sebrae, Andorinha, Banco do Brasil, Petrobras, governo federal e Sesc. A realização é do Governo de Mato Grosso do Sul, com apoio da Prefeitura de Corumbá, e com a curadoria compartilhada do Instituto Cervantes (SP).

“Em torno de 50 milhões de reais circularam aqui na região decorrentes desse festival nesse período”, informou Calheiros, num balanço do impacto sociocultural e econômico do evento. “A realização do festival demonstra a vontade do atual governo de que ele acontecesse como manifestação permanente de uma política de Estado. E também é preciso destacar como se tornou um vetor econômico importante, dentro do entendimento de que a cultura criativa fomenta o desenvolvimento de uma região. Ou seja, esse é um estímulo para que a cultura e o turismo façam circular riqueza, ao mesmo tempo em que consolidam a identidade de um povo”, disse o presidente da FCMS.

De acordo com o governador, o FAS esteve ameaçado de não acontecer em 2007, mas já naquela época, o governo apostou na continuidade do projeto cultural, foi atrás de patrocinadores e consolidou o sucesso do festival fazendo com que ele chegasse agora à edição de número 11. “É um festival que vem para integrar-nos com os países vizinhos e nos fazer compartilhar nossas culturas”, disse.

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, afirmou que o Festival ultrapassou a fronteira de ação governamental e foi apropriado pelos corumbaenses, ladarenses, por toda a região do pantanal e os países da América do Sul. Para ele, o sucesso do projeto é resultado da parceria mantida entre o Estado e a Prefeitura, que não conhece questões políticas. “Temos sido parceiros naquilo que temos sido procurados pelo governo, essa é nossa determinação à equipe”, garantiu. “Esse festival é uma demonstração clara de que é possível fazer juntos, independentes de em que partido se esteja. Estamos aqui sempre dispostos, de braços abertos a toda parceria importante para a população, como é a realização do Festival América do Sul”, completou.

O Festival América do Sul será realizado este ano entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Corumbá. As atrações são gratuitas.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile