FAS: Terceiro dia traz show de Paulinho da Viola, mostras de cinema e o Quebra-Torto com Letras
O público que comparecer neste terceiro dia de festa (2 de maio) ao 11º Festival América do Sul vai poder conferir diversas atrações como o show do sambista Paulino da Viola, o famoso Quebra-Torto com Letras, um café da manhã pantaneiro que é aliado a um bate-papo literário com diversos convidados, além de intervenções de rua com arte pública e muito mais. Na programação ainda estão incluídas realização de oficinas, palestras, workshops, exibições de cinema e apresentações de artes cênicas de teatro, dança e circo pelas ruas da cidade de Corumbá.
O artesanato continua tendo seu espaço garantido durante a festa no Pavilhão dos Países. O local continuará reunindo exposições de artistas e artesãos de diferentes lugares. A Feira dos Países funciona diariamente das 14 às 22 horas com a Mostra Internacional dos Países: Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Uruguai e Argentina e a Mostra Mato Grosso do Sul Artesanato.
Outro local que também continua aberto para visitação é o espaço dos homenageados. Lá o público poderá conferir das 14 às 22 horas a Exposição dos Homenageados que este ano traz a arte e a cultura como tema central contando histórias e reunindo memórias de pessoas que ajudaram a definir os contornos da cultura da América Latina. Os três homenageados desta edição do Festival América do Sul são: o escritor, poeta e historiador argentino Horácio Ferrer, o compositor, instrumentista e intérprete da música de viola Aurélio Miranda e ao escritor modernista, o corumbaense Lobivar Barros de Matos.
No espaço do Sesc Corumbá o 11º Festival América do Sul vai oferecer ao público diversas atividades culturais como exposições de artes plásticas, fotografia, entre outras. O famoso Quebra-Torto com Letras acontece no Moinho Cultural Sul-Americano à partir das 8 horas. O café da manhã pantaneiro do terceiro dia vai proporcionar bate-papo e interação com escritores corumbaenses e de outras localidades.
A arte de rua terá vez com a exposição de Grafite e Skate da Mostra Rua que reúne registros urbanos em audiovisual com apresentações no Centro de Corumbá. O Moinho Cultural ainda vai receber o Sarau Literário com a apresentação do grupo Cia Ó do Borogodó e Roberta Valente com o espetáculo O Chorinho e os Chorões, uma roda de música que ai contar a história desse ritmo tão importante da MPB.
O Sesc Corumbá ainda vai receber mostras de cinema de MS e de países vizinhos a partir das 13h30, além de palestras sobre a canções do Estado com o músico, jornalista e escritor Rodrigo Teixeira, que irá traçar a trajetória da música em Mato Grosso do Sul.
Artes cênicas nas ruas
O teatro, a dança e o circo têm espaço garantido no terceiro dia de festa do 11º Festival América do Sul, nas apresentações, oficinas e workshops que acontecem na Praça da Independência e no Moinho Cultural.
Música
Fechando a terceira noite de Festival o Palco das Américas vai receber três grandes shows. O primeiro a subir ao palco é Giani Torres que vai apresentar um repertório tipicamente brasileiro. Em seu novo trabalho “Como Bolhas, Água e Sabão“ Giani promete um repertório empolgante e introspectivo. A artista vem se destacando como um dos grandes nomes da nova geração de artistas sul-americanos.
Outro grande destaque da nova geração de intérpretes nacionais que também vai se apresentar no Palco das Américas é Filipe Catto. O cantor rapidamente emplacou sucessos nas novelas e arrasta grande público por onde passa.
Para fechar a noite sobe ao Palco das Américas o sambista Paulinho da Viola com sua música que representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Um show recheado de clássicos da MPB e uma das maiores atrações da Música Brasileira.
Por: Da Redação