As artes cênicas também fazem parte da programação do Festival América do Sul, que acontece no período de 30 de abril a 4 de maio na cidade de Corumbá. Três monólogos integram a lista, sendo dois internacionais, da Bolívia e do Paraguai, e o terceiro brasileiro.
As apresentações começam na quinta-feira, dia 1º de maio, no anfiteatro da UFMS, às 20h30. O monólogo “Amores que matam” é uma releitura dos melhores contos da literatura nacional da Bolívia, cujo denominador comum é o amor, que pode ser imensurável, machuca, fere e destrói.
Espetáculo protagonizado por David Mondacca reflete “essa força de que nada pode se libertar, o amor”. Segundo o ator, “o amor se não é consciente se torna o seu contrário, se torna dor”. A obra é dirigida por Claudia Andrade.
“O Ator”
Já o monólogo “O Ator” de Chico de Assis é um espetáculo brasileiro com interpretação de Suia Legaspe. A apresentação será na sexta-feira, 2 de maio, às 20h30, no anfiteatro da UFMS. A premiada atriz/performer veste, em cena aberta, personagens femininos de naturezas diversas apresentando ao público nuances da arte da representação, como a comédia, o drama e a poesia; sobretudo reverenciando o trabalho dos atores.
“Emiliano”
O último monólogo do Festival será apresentado no sábado, dia 3 de maio, às 20h30. “Emiliano” é um monólogo do ator Fabio Chamorro, estreado em novembro de 2013. Monólogo do teatro contemporâneo que conta os fatos de uma vida inteira de um soldado que vai para a guerra, conhece o amor de uma mulher e aprende com a sabedoria de um ancião, tudo por meio dos textos de Emiliano R. Fernandez. O ator Fabio Chamorro, pela primeira vez, também faz a direção do espetáculo.
Por: Da Redação