Corumbá

FAS: Festival cultural cede espaço à gastronomia em Corumbá

 

Durante os cinco dias destinados à cultura sul-americana, em Corumbá, o Festival América do Sul (FAS) expande a fronteira para receber chef’s da cozinha uruguaios, bolivianos e brasileiros no I Festival Gastronômico Sabores das Américas.

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de suas fundações de Cultura (FCMS) e Turismo (Fundtur), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Pantanal (Abrasel Pantanal), promove o encontro de Chef’s no Centro de Convenções do Pantanal, das 15 às 20 horas, com aulas-show, receitas com degustações e palestras acerca da gastronomia da América do Sul.

Conforme o diretor da Abrasel Pantanal, Geraldo Albaneze, além da movimentação financeira que será gerada pelos visitantes, a região do Pantanal vai apresentar sua gastronomia regional e proporcionar avanços no desenvolvimento profissional no setor de alimentação. “O Festival vai incrementar a atividade turística do Pantanal, enriquecer o Festival América do Sul, fortalecer a identidade pantaneira, além de promover a integração dos países sul-americanos”, garantiu.

Gastronomia em Corumbá

A Cidade branca promove, ainda, o Festival Gastronômico de Corumbá, em que os participantes têm que criar novos pratos com produtos típicos da região pantaneira. “Esse festival, organizado pela prefeitura, será usado, a partir deste ano, como trampolim para o Festival Internacional, criado pela Abrasel Pantanal para que nossos chefs regionais possam adquirir experiências com chefes de outros países. Nossa intenção, ao trazer chef’s nacionais e internacionais, é de promover o setor gastronômico de Corumbá, dar experiência internacional para nossos chefs e de fomentar a gastronomia, a cultura e o turismo corumbaense”, ressalta Albaneze.

Livro

A mestra em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Corumbá, Iria Hiromi Ishii, vai fazer o lançamento de sua obra “Sabores do Cerrado e do Pantanal” durante o Festival Gastronômico. A obra, que será dada aos chefs que participarão do evento, é um catálogo de produtos comestíveis da região do Cerrado e do Pantanal. “A intenção é de mostrar aos cozinheiros que nossa região é rica em produtos culinários, e que com esses produtos podem, perfeitamente, criar inúmeras receitas, promovendo assim a culinária corumbaense além fronteiras”, finaliza o presidente da Abrasel.

Mais gastronomia

A partir das 8 horas, durante o FAS, acontece no Moinho Cultural, espaço dedicado à literatura durante o Festival América do Sul, o café da manhã pantaneiro com bate-papo literário. Será servido para os apreciadores da literatura presentes no FAS o quebra-torto, comida típica pantaneira que é servida aos panteiros antes de saírem para a lida.

 

Por: Da Redação