O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Gomes Façanha, pregou a participação da população corumbaense, de forma mais ativa, nas ações e projetos voltados para o desenvolvimento da região. A declaração foi feita ontem, segunda-feira, 15, durante sessão solene da Câmara que marcou a abertura do Ano Legislativo na maior cidade pantaneira.
Em seu discurso, o presidente citou a eleição de novembro, afirmando que “os corumbaenses decidiram confiar o nosso destino comum a uma equipe que os representa, e a um projeto que satisfaz os seus legítimos desejos, necessidades e expectativas da população que culminou com a eleição do prefeito Marcelo Iunes e de todos nós 15 vereadores”.
No entanto, fez uma ressalva, afirmando que a intenção de todos na Casa de Leis, é fazer mais do que “aquilo que nos comprometemos com os corumbaenses. Queremos exceder as expectativas dos cidadãos, das famílias e das organizações da sociedade civil. Queremos uma nova atitude no relacionamento entre os cidadãos e seus representantes políticos, queremos a participação ativa de todos os corumbaenses que desejam contribuir para o desenvolvimento, geração de emprego e renda, e melhor qualidade de vida para todos”.
Observou que a Câmara sempre esteve aberta aos mais diferentes segmentos da sociedade civil. Citou que, devido à pandemia da Covid-19, as sessões foram restritas em 2020, mas que acredita no restabelecimento da normalidade e o Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, voltar a receber a população, solicitando, sugerindo, enfim, contribuindo para o desenvolvimento do Município.
“Quem tem que brilhar não são as pessoas, mas suas ideias. Quem ocupa o melhor espaço não são os nomes, mas a competência das suas atitudes”, continuou, destacando que a Câmara vai cumprir o “seu papel na sociedade, com uma atuação de forma independente, cristalina, representada pelas ideias e atitudes de cada um de nós, vereadores e vereadora”.
Reforçou que é preciso atuar de forma independente, mas em harmonia com os demais poderes: Executivo e Judiciário, e que a “sociedade espera, e temos a obrigação de fazer com que a Câmara seja de fato, um espaço do povo, seja o seu pulsar de ideias, seja uma caixa de ressonância da vontade popular”.
Roberto Façanha aproveitou o momento para, mais uma vez, se solidarizar com todas as famílias eu perderam entes queridos durante a pandemia da Covid, e fez um pedido para que “as autoridades da área da saúde possam de forma rápida, cumprir os cronogramas de vacinação dos grupos de riscos, com a finalidade de reduzir o contágio e, principalmente, os óbitos causados pelo coronavírus. Que consigamos imunizar em um curto período, a maior parte da nossa população brasileira”, concluiu.
A sessão contou com as presenças dos 15 vereadores eleitos em novembro passado; do prefeito municipal Marcelo Iunes, e da deputada federal Bia Cavassa. O deputado estadual Evander Vendramini, devido a agenda assumida anteriormente, fora do Município, não pode estar presente.
Além de Façanha, participaram também os vereadores Manoel Rodrigues (Republicanos), primeiro vice-presidente; Yussef Salla (PDT), segundo vice-presidente; Elio Moreira – o Elinho Verde Frutti (PTB), primeiro secretário; Samyr Sadeq Ramunieh (PTB), segundo secretário; Ubiratan Canhete de Campos Filho – Bira (PSDB); Chicão Vianna (PSD); Raquel Bryk (PP); Alexandre Vasconcellos (PSDB); Luciano Costa (PSDB); Allex Della (Republicanos); Gaúcho da Pró-Art (PP); Genilson José (PODE); Daniel Brambilla (PSL), e Nelsinho Dib (MDB).
*Comunicação CMC