Corumbá

Evander propõe tombamento da antiga Fazenda Urucum

 

O vereador Evander Vendramini Duran (PP) apresentou requerimento onde sugere às fundações de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, do Turismo do Pantanal da Cultura de Corumbá estudos em caráter urgente visando a recuperação dos remanescentes da histórica Fazenda Piraputangas, posteriormente denominada Fazenda Urucum.

A propriedade, conforme explica o vereador, foi sede da Piraputangas, cujo proprietário foi Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, ex-presidente da Câmara Municipal de Corumbá, cujo local transformou-se em um balneário medicinal, no início do século 20, onde as pessoas diziam se curar de enfermidades nas águas do Córrego Urucum.

A fazenda também hospedou personalidades ilustres, como Marechal Deodoro da Fonseca, o ex-presidente Getulio Vargas, Marechal Rondon e o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt. “É um local de momentos históricos que está sendo destruído por falta de políticas voltadas a sua preservação, dentro de uma área hoje explorada por uma mineradora”, aponta Evander.

O vereador anexou em seu requerimento uma pesquisa realizada por Fábio Guimarães Rolim com o título “Remanescentes da Fazenda Urucum em Corumbá”, encomendada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que relata a importância deste patrimônio hoje em processo de deterioração e depredação. No local, há ainda vestígios arquitetônicos do final do século 19.

 

Por: Da Redação