Ícone do site Pérola News

Estudantes já podem consultar cursos e vagas disponíveis no SiSU

A partir de segunda-feira (26), os estudantes de todo o país poderão consultar a relação de cursos de ensino superior e as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) acessando o site http://sisu.mec.gov.br/. De acordo com informações divulgadas pelo MEC, as inscrições para 2012 serão abertas no dia 7 de janeiro. O SiSU utiliza como critério de seleção a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2011.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma das 95 instituições que aderiram a esse sistema de seleção. Neste ano, o SiSU oferecerá ao todo 108.552 vagas distribuídas em 3.327 cursos. Na UFMS, para o primeiro semestre de 2012, serão oferecidas 4.165 vagas distribuídas em 89 cursos de graduação nos câmpus de Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Parnaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá. A lista completa dos cursos e vagas pode ser conferida clicando aqui.

Para o curso de Artes Visuais, excepcionalmente, não haverá prova de habilidades específicas e as vagas serão preenchidas pelo SiSU. Já a seleção dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música será feita por meio de edital que será divulgado em janeiro contemplando prova de habilidades específicas e o resultado do Enem 2011.

Todos os editais e informações sobre os processos seletivos podem ser conferidas no site da Copeve: http://www.copeve.ufms.br/

Destaque Na última avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, a UFMS obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos. O curso de Agronomia, oferecido no câmpus de Chapadão do Sul, foi o único curso superior do Estado avaliado com conceito máximo: 5. Outros cinco cursos foram avaliados com conceito 4: Medicina Veterinária, Odontologia, Farmácia, Enfermagem/ Campo Grande e Enfermagem/Três Lagoas.

Ainda, na avaliação do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril, a Universidade obteve dois cursos com a pontuação máxima – cinco estrelas: Sistemas de Informação (Campo Grande) e Ciências Contábeis (câmpus de Três Lagoas). Além das duas graduações com pontuação máxima, foram avaliados com quatro estrelas (conceito Muito Bom) outros 22 cursos da Instituição, entre eles: Administração e Pedagogia (Aquidauana); Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Física, Jornalismo, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia (Campo Grande); Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia (Corumbá); Administração (Paranaíba); Administração e Pedagogia (Três Lagoas). O Guia do Estudante existe desde 1984, com o objetivo de orientar o vestibulando sobre o que e onde estudar, com informações a respeito do mercado de trabalho, cursos de graduação e pós-graduação e Instituições de Ensino Superior.

Para conhecer mais sobre os cursos de graduação oferecidos pela UFMS acesse o catálogo aqui.

SiSU – As inscrições serão abertas à zero hora de 7 de janeiro e se estenderão até a meia-noite do dia 12 (horários de Brasília). O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.

Resultados do SiSU O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. As instituições de ensino superior participantes do processo terão prazo de 19 a 23 do mesmo mês para registrar as matrículas no sistema. A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Elas serão registradas pelas instituições de 30 de janeiro a 1º de fevereiro.

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições em datas e conforme procedimentos próprios previstos nos respectivos editais de convocação. O prazo vai até 2 de março.

Mais informações pelo telefone 0800 616161, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e durante 24 horas diárias nos períodos de inscrição.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile