Dois estudantes da Rede Municipal de Ensino de Corumbá receberam nesta quarta-feira, 16 de março, as premiações pelas conquistas na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola -“A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, edição 2021.
Na categoria Desenho, a aluna Débora Sara Bruno Mariscal, da 6ª série da Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso, alcançou a segunda colocação com a obra “Profissionalização do adolescente”.
Já o estudante André Vinícius do Carmo Passos, da 7ª série da Escola Municipal Doutor Cássio Leite de Barros, ficou entre os três melhores trabalhos da categoria Conto, com o texto “A Missão”.
Débora, que tem ascendência boliviana, explicou que presenciou muitas crianças sem ir à escola, pelas ruas na cidade de Santa Cruz de La Sierra e que isso a chamou atenção e a inspirou para fazer o desenho. A jovem estudante tem a intenção de se tornar médica e, com o notebook que ganhou como premiação, pretende se aprofundar, cada vez mais, nos estudos.
Além dos estudantes que receberam notebooks, os professores que os orientaram também foram premiados com um tablete. Já os coordenadores do projeto em cada escola receberam certificação.
Quatorze escolas participaram do projeto, sendo que 12 delas inscreveram os trabalhos de seus alunos na premiação. Ao todo, foram 31 trabalhos inscritos, em grupos de estudantes dos 4º e 5º anos e dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Na etapa estadual, Corumbá foi a cidade de Mato Grosso do Sul com maior número de participantes: sete, ao todo. Destes, seis foram premiados.
Em dezembro do ano passado, uma solenidade virtual anunciou os vencedores com estudantes de todo o Brasil. O nome de Corumbá apareceu nas primeiras colocações desta etapa com Débora e Vinícius.
Em Corumbá, nesta quarta-feira, a solenidade de entrega de premiação contou com a presença do secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, e demais autoridades do município, no auditório do IFMS.
O prêmio
O projeto tem como objetivo central levar o ECA para o ambiente das salas de aula e, já na primeira infância, conscientizar meninos e meninas sobre o trabalho infantil. Para isso, o MPT conta com o apoio primordial de toda a comunidade escolar, com foco nos professores e nas professoras, que são os grandes agentes da promoção e sensibilização dos alunos e alunas.
A instituição promove a capacitação periódica de toda a equipe da instituição de ensino participante do projeto, como técnicos das secretarias, diretores, coordenadores e docentes, além de fornecer kits e materiais pedagógicos que norteiam e viabilizam a inserção do MPT na Escola na rotina pedagógica. As informações são do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, com informações da Ascom/PGT.
*Comunicação PMC / Foto: Clóvis Neto