Corumbá

Estrutura do Carnaval Cultural de Corumbá é aprovada em vistoria

Vistoria foi realizada nesta quarta-feira (Foto: Renê Marcio Carneiro)

 

Vistoria foi realizada nesta quarta-feira (Foto: Renê Marcio Carneiro)

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 10 de fevereiro, no entorno de todo o percurso da passarela do samba uma vistoria com a presença do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Coordenadoria de Segurança Pública, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, e da Fundação de Cultura e o dono da estrutura.

“Este ano resolvemos intensificar ainda mais essa fiscalização porque temos uma preocupação muito grande com os foliões que vão participar do nosso Carnaval, por isso envolvemos tantos órgãos para que tudo seja olhado e analisado nos mínimos detalhes”, afirmou o prefeito Paulo Duarte, que participou da ação e lembrou que a expectativa de público é muito grande, “temos uma expectativa que mais de 10 mil pessoas venham prestigiar o nosso carnaval”.

Na parte de Segurança o coordenador municipal da pasta, Fernando Lucena, lembrou que já foram feitas várias reuniões com todas as polícias que vão trabalhar nos sete dias de festividades.

“Já repassamos a programação com a Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, Bombeiros, Segurança Privada e Pública, para que definamos onde cada um vai atuar. Por exemplo, teremos sempre a segurança privada trabalhando na área do desfile, já a segurança pública juntamente com a policia militar estará trabalhando na área do entorno do desfile e nas barracas de alimentação e no setor do palco”.

Para o agente fiscalizador do CREA, Gustavo Eder, a vistoria acontece conforme o previsto e apenas algumas arestas precisam ser ajustadas.

“Colocamos apenas alguns pontos para serem ajustados, como a colocação de um quebra degrau para facilitar a subida das pessoas nas arquibancadas e nos camarotes, vimos também que algumas telas de proteção que foram colocadas precisão de um melhor acabamento para que ninguém se machuque com as pontas que sobram, mais são pequenas coisas que segundo o dono da estrutura amanhã estarão resolvidas. No mais tudo se encontra pronto para ser utilizado”.

Para o subtenente Corpo de Bombeiros, Camilo Menacho, nessa pré-vistoria está tudo dentro da normalidade, “apenas alguns detalhes da decoração que estão faltando ser colocados, mais no demais estudo pronto a população já pode vir com segurança e tranquilidade para curtir o carnaval”.

O diretor-presidente em exercício da Fundação de Cultura, José Antônio Garcia, Tanabi, lembrou que este ano há uma preocupação muito grande com a questão de segurança.

“Queremos proporcionar para aqueles que chegarem a passarela do samba um lindo espetáculo e que eles se sintam confortável nos locais que estamos proporcionando, por isso no dia do ensaio técnico não estávamos deixando que ninguém suba nas arquibancadas, pois ainda não tínhamos uma aprovação, nenhum laudo técnico aprovando o uso das mesmas, agora com essa aprovação a passarela do samba já está liberada para uso”.

Para este carnaval na passarela do samba foram montados uma estrutura de camarote com capacidade para aproximadamente 1.100 pessoas, uma arquibancada de 400 metros com capacidade para 4.000 pessoas aproximadamente, as arquibancadas serão locadas ao longo da Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon. Além de 4.000m de grades de contenção utilizados em toda a passarela.

Além de 03 Torres de jurados para 6 pessoas cada 3.00m x 2.65m; 01 house de locução de pista; 70 Barracas para a praça de alimentação; 210 Espaços para ambulantes , 07 Tendas de 5.00m x 5.00m para atender a saúde, conselho tutelar e demais apoios; e um Palco medindo 16.00m x 14.00m. Além de um Stand de Informações Turísticas, localizado no posto Lampião Acesso.

Nos espaços reservado para idosos e para cadeirantes, este ano atendendo um pedido do prefeito foi aumentado o número de espaços de 150 para 250 cadeiras. Toda a estrutura totaliza aproximadamente 120 toneladas.

 

Por: Da Redação