CorumbáEstado

Estado gera emprego e cria mais 1.896 novos postos de trabalho em julho

 

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira (16) mostram que em Mato Grosso do Sul foram gerados 1.896 empregos celetistas no mês de julho de 2012, o que equivale a um acréscimo de 0,40% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Em termos absolutos e relativos são os melhores resultados para a série histórica do Caged no período.

O comportamento do emprego no Estado mostra que Mato Grosso do Sul ocupa a 17ª colocação no ranking, dentre as unidades da federação, considerando o número de trabalhadores admitidos e desligados. As estatísticas do saldo de julho apontam que 23.999 trabalhadores foram contratados no Estado neste período.

De acordo com a síntese do comportamento do mercado de trabalho formal de Mato Grosso do Sul, no mês de julho de 2012 os setores de atividade econômica que mais contribuíram para este resultado foram o Comércio, com 740 postos de trabalho a mais, a Construção Civil que teve 487 postos criados e o setor de Serviços, com mais 412 postos de trabalho.
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos sete primeiros meses do corrente ano, houve acréscimo de 25.586 postos, o equivalente a 5,64% de novas vagas. Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses, verificou-se um crescimento de 4,07% no nível de emprego, o que representa mais 18.746 postos de trabalho.

Municípios

Os dados do Caged do mês de julho de 2012 apontam ainda a evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes. Em Mato Grosso do Sul oito das dez cidades avaliadas apresentaram resultados positivos na comparação de empregados e desempregados. Neste caso o município que mais se destacou na criação de novos postos de trabalho foi Campo Grande com 9.500 trabalhadores admitidos e um saldo positivo de 414 vagas no mercado formal. O aumento dos trabalhadores atuando com carteira assinada foi de 0,22% na Capital sul-mato-grossense.

O município de Três Lagoas também recebeu destaque no número de trabalhadores atuando com carteira assinada. Somente no mês de julho foram admitidos 2.420 trabalhadores, um acréscimo de 0,97% em comparação ao mês anterior. Os municípios de Corumbá, Naviraí, Dourados, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim também apresentaram resultados positivos. (Com informações do MTE)

 

Por: Da Redação