Ícone do site Pérola News

Escolas municipais de Corumbá confirmam participação na gincana da dengue

As escolas da Rede Municipal de Ensino confirmaram participação na gincana interbairro que a Prefeitura está realizando em Corumbá, como parte das ações de prevenção e combate à dengue. A confirmação aconteceu durante reunião da equipe da Secretaria de Saúde com coordenadores dos estabelecimentos de ensino que garantiram total apoio à realização que visa reduzir, de forma imediata, os altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Somente na 16ª semana epidemiológica foram notificados 364 casos suspeitos da doença, elevando este número para um total de 997 em 2012.

Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, médica veterinária Viviane Ametlla, as escolas também fazem parte desta parceria e darão total apoio à gincana, principalmente no que se refere a campanhas de orientação, importante para eliminar os focos da doença. “Vamos conversar também com as escolas estaduais e buscar a adesão delas também nesta gincana. O importante é que todos estejam participando para que, no final, consigamos eliminar os focos, reduzindo os índices da doença”, comentou.

A gincana interbairros foi planejada justamente para reduzir os índices de forma imediata. Viviane explicou que ainda resta definir alguns locais que funcionarão como pontos de coletas dos materiais recolhidos pelos participantes da gincana. “De imediato, podemos adiantar que todos os CRAS serão postos de coleta, assim como o Centro de Convivência dos Idosos”, observou, lembrando que os demais locais devem ser anunciados o mais rápido possível.

A gincana vai até o dia 5 de maio e conta com sete provas. A primeira delas será eliminar focos do mosquito nos pontos estratégicos, valendo 30 pontos; segunda, propostas criativas de melhorias para a comunidades, relacionados diminuição em quantidade dos reservatórios ao nível do solo, 30 pontos; terceira, propostas criativas de melhorias para a comunidades, relacionados aos reservatórios elevados sem tampa, 30 pontos; quarta, elaboração de um desenho que representa a importância da prevenção da dengue para a população corumbaense, 30 pontos; quinta, as unidades básicas de saúde do bairro, deverá registrar e cadastrar cinco casas livres de focos da dengue, que sejam de agentes comunitários diferentes (casa com quintal mínimo 24 x 24), 30 pontos; sexta, uma ação de mobilização social com os autores envolvidos (liderança de bairro, liderança religiosa, escola e unidade básica de saúde) focado para a dona de casa, 30 pontos, e a sétima, maior número de limpeza de terrenos baldios e imóveis desocupados e abandonados, com deposição desse resíduo direto no lixão da cidade, 20 pontos.

Contarão pontos também as garrafas pets, pneus de bicicleta, um ponto cada; pneus de moto e latas pequenas, dois pontos; pneus de carro de passeio e latas grandes, cinco pontos; pneus de caminhão, tambor de 50 litros ou mais e tanquinho, 10 pontos; vaso sanitário e bidê, e engradados de bebida, 30 pontos; pneus de trator, caixa d’água e caixa de geladeira, 50 pontos, e outros tipos de materiais, um ponto.

O material será coletado pela própria população, participante da gincana, e encaminhado a um posto de coleta para ser recolhido pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, que atuará ao lado da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. A coleta acontecerá nos dias 04 e 05 de maio. No dia 04 de maio será feita a coleta nos bairros Cristo Redentor, Popular Velha, Centro América, Previsul, Jardim dos Estados, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Guarani, Guatós e Nova Corumbá. No dia 05, Beira Rio, Cervejaria, Dom Bosco, Aeroporto, Arthur Marinho, Universitário, Maria Leite, Industrial e centro da cidade.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile