As escolas municipais de Corumbá apresentaram avanços expressivos na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – 2011. Os resultados foram divulgados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na terça-feira (14). A educação básica oferecida nas unidades da Rede Municipal de Ensino foi avaliada nos anos iniciais (1º a 5º ano) e nos anos finais (6º a 9º ano).
O Ideb é calculado multiplicando a média obtida pelos alunos na Prova Brasil, aplicada em 2011, com a taxa média de aprovação de cada unidade escolar. O resultado mostrou que nas séries iniciais as escolas municipais de Corumbá tiveram índice de 3,9, o que representa avanço de 5,1% em relação ao conquistado em 2009, que era de 3,7.
Levando em consideração o resultado obtido desde 2005, quando o Ideb foi aplicado pela primeira vez, as séries iniciais da Reme de Corumbá acumularam um avanço de 25,8%. De acordo com análise realizada pela Secretaria Municipal de Educação, das 20 escolas avaliadas, 14 delas tiveram aumento no índice, o que totaliza 70% de unidades com avanços no Ideb, sendo que 12 estão acima das metas estabelecidas pelo MEC.
A educação das escolas municipais avançou também entre as séries finais. O resultado foi de 3,5 em 2011, 5,7% a mais que em 2009, quando foi registrado 3,3. O acumulado desde 2005 foi de 22,2%. Das 14 unidades escolas, 13 apresentaram aumento no índice em relação a 2009 e 8 delas estão acima das estimativas previstas pelo Governo Federal.
Nacional
O Brasil, de acordo com os dados do Ideb, atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Nos anos iniciais, o Ideb nacional alcançou 5,0. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhões de matrículas, quase 80% do total. O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%).
Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, 57,55% das crianças nos anos iniciais estavam matriculadas em escolas municipais de redes de ensino com avaliação abaixo de 3,8 — média nacional de então. Com a evolução consistente do indicador nos últimos anos, o percentual caiu para 17,09% em 2011. Em 2005, mais de 7,1 milhões de crianças estudavam nas escolas com o Ideb mais baixo (até 3,8). Esse número caiu para 1,9 milhão em 2011.
Com relação aos índices de avaliação mais elevados, ainda nos anos iniciais, consideradas as matrículas de redes municipais com Ideb acima da meta de 5,0, o registro era de 2,87% das crianças (cerca de 350 mil matrículas). Em 2011, o percentual saltou para 38,04%, com 4,2 milhões de estudantes acima da meta estabelecida.
Por: Da Redação