Na noite desta quarta-feira (11), proprietários de 21 micro e pequenas empresas de Corumbá receberam da Vale e do Sebrae certificado pela conclusão da 1ª fase de capacitações do Programa Vale Sebrae para Desenvolvimento de Fornecedores.
Foram realizados ao todo 108 horas de cursos nas áreas de Liderança, Capacitação Comercial, Qualidade no Atendimento, Gestão Financeira (Básica e Avançada), e Técnicas de Investimentos; além de 32 em consultorias para cada empresa.
O principal objetivo da iniciativa é preparar os pequenos negócios para atender a grandes empresas instaladas na região. “Não são apenas exigências feitas pela Vale, mas sim o que é cobrado pela própria legislação e também na seleção feita pelo mercado comprador”, lembrou Wellington Vidaurre, gerente do Sebrae no Pantanal.
Presente na solenidade, o gerente geral da Vale em Corumbá, Fernando Bezerra, reforçou o compromisso da mineradora em desenvolver a economia das regiões onde atua e formar parcerias. “Pretendemos intensificar a aquisição de bens e serviços das empresas daqui”, garantiu. Segundo ele, neste último trimestre do ano, a Vale comprou o equivalente a R$ 52 milhões de fornecedores locais, valor mais que o dobro do que o registrado no mesmo período de 2012, de R$ 24 milhões.
Já o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Pedro Paulo de Barros, alertou para a necessidade dos pequenos negócios se prepararem para atender à demanda de grandes empresas e órgãos públicos da região, aproveitando novas oportunidades de negócios. “O distrito da Marinha, em Ladário, investiu neste ano R$ 100 milhões em produtos e serviços, mas apenas 1% deste montante foi de fornecedores do município”, alertou.
Resultados em evidência
Há dez anos no mercado, Vanessa Lontra, diz que após participar do programa ALI (Agentes Locais de Inovação), do Sebrae, e ingressar no projeto da entidade de apoio às micro e pequenas empresas junto com a Vale, a realidade mudou. Ela é proprietária da WML, empresa que começou apenas com a instalação e manutenção de ares condicionados, mas a partir de julho deste ano começou também a vender aparelhos.
“Caiu como uma luva, pois organizamos a empresa, melhoramos o jeito de atender e conseguimos iniciar a nova atividade já no padrão exigido”, conta Vanessa, que aponta crescimento de 20% no faturamento da empresa após as capacitações.
Para Fernando de Souza, que tem estado por nove anos à frente do comando da Engemec, o crescimento de 12% no lucro líquido do negócio deu-se por dois motivos. “O primeiro foi a mudança de postura quanto à gestão dos trabalhos realizados com todos os nossos clientes. E o outro trata-se da melhoria do levantamento de custos para incorporar à proposta de contrato”, conclui.
De acordo com gestores do Projeto Vale Sebrae para Desenvolvimento de Fornecedores, a meta, além de acompanhar e promover a evolução dos que já participam da iniciativa, é ampliar ainda o atendimento a novas empresas e preparar ao menos 45 fornecedores no total.
Por: Da Redação