Ícone do site Pérola News

Embrapa Pantanal recebe prêmio “Mérito Empresarial”

A noite desta terça-feira foi marcada pela entrega dos prêmios “Mérito Empresarial” em Corumbá (MS). A ação é resultado da pesquisa Top of Mind, que é realizada há oito anos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e contou com a parceria do Sindivarejo e Fecomércio MS em 2016. A iniciativa determina quais são as marcas mais lembradas pelo público da região em diversos segmentos. A Embrapa Pantanal foi contemplada na categoria ´ambiental´. “Nos sentimos honrados ao receber esta homenagem, que reflete o trabalho de muitas pessoas durante muitos anos. Esse prêmio é um estímulo para que nossa unidade continue a atuar de maneira plural no cenário do Pantanal, aliando tanto questões ambientais quanto produtivas em seu trabalho”, diz Jorge Lara, chefe geral da instituição.

“A Embrapa sempre foi citada – porém, em 2015 e 2016, com um índice maior. Ela se destacou em relação a outras, recebendo certificados nos últimos dois anos”, afirma Roberto Domingues Galeano, professor da UFMS que coordena os estudos. As marcas premiadas, em sua maioria, remetem a empresas comerciais de Corumbá. “Ficamos felizes ao ver a Embrapa ser lembrada. Isso significa que ela tem desenvolvido um trabalho muito eficiente junto à sociedade – e nós somos parceiros disso, o que nos deixa ainda mais contentes ao confirmar a presença desse nome na mente dos consumidores”, diz Edgar Aparecido da Costa, diretor do campus do Pantanal (CPAN) da UFMS.

A pesquisa Top of Mind é realizada por meio de entrevistas presenciais. Uma pergunta é feita a pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 70 anos, de todas as classes sociais: “Quando eu falo em (citar o segmento), qual é o nome que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?”. 451 entrevistados de diferentes bairros da cidade participaram; 32 categorias de produtos e serviços oferecidos em Corumbá fizeram parte das questões. Os dados foram coletados entre setembro e outubro deste ano por alunos do curso de Administração da UFMS.

“Para os alunos, a ação é importante porque concilia diversas disciplinas, como marketing, metodologia e sociologia, e permite que eles ganhem experiência. Para o meio empresarial, ela estimula o fortalecimento das marcas, o que pode gerar mais recursos e empregos para a comunidade”, afirma Roberto. Para Edgar Costa, a ação valoriza o desenvolvimento empresarial na região. “Eu vejo que o certificado oferecido pela UFMS é exibido na vitrine das lojas, por exemplo. Isso é interessante porque as pessoas veem o trabalho desenvolvido pela universidade, enaltecendo também a atuação das instituições. Todo mundo aparece”, finaliza.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile